Re: IPTABLES - dúvida

Em Sex, 2005-09-02 às 02:05 -0300, Romulo Sousa escreveu:
> Olá pessoal,

Olá

> Estou com uma dúvida em relação a maneira como as chains são
> interpretadas pelo iptables. Tenho a seguinte situação: introduzi uma
> chain INPUT aceitando um tráfego cujo o endereço IP de origem foi
> especificado. Os IP's restantes foram descartados com o target DROP.

oui vc pode setar a politica como DROP:
iptables -P INPUT DROP
( é mais saudável assim , pois se vc esquecer de liberar algo, com
certeza este algo será dropado..80)

> Entretanto, eu mudei de idéia. Ao invés de ter um único IP de origem
> pelo qual posso acessar um serviço (digamos ftp), eu quero introduzir
> uma nova chain INPUT para filtrar os pacotes que chegam por um segundo
> endereço.
ok

> Dúvida: posso simplesmente escrever sequencialmente uma nova chain
> mesmo que ela tenha sido anteriormente negada?

NÂO. se vc negar tudo ele não olha a proxima regra.

> ex:
> #iptables -I INPUT -p tcp -s 200.0.0.1 --dport 21 -j ACCEPT
ok tudo o que vier do source 200.0.0.1 com destino a port 21 será aceito

> #iptables -I INPUT -p tcp -s 0.0.0.0/0 --dport 21 -j DROP
TUDo que vier de QUALQUER REDE com destino a porta 21 será sumariamnete
DROPADO

> //adicionando um novo endereço para acesso
>
> #iptables -I INPUT -p tcp -s 200.0.0.2 --dport 21 -j ACCEPT
erro erro erro vc já dropou todas as comnexôes com a regra acima de
DROP........

> #iptables -I INPUT -p tcp -s 0.0.0.0/0 --dport 21 -j DROP
>
> 1 - o iptables aceita esse tipo de "retalho"?

NÂO, mas vc pode mudar a sequencia para aceitas de onde vc que e a)
dropar coma regra que vc colocou b) colocar a politica como drop.

> 2 - é elegante escrever regras de firewall onde a cada momento que
> apareça uma nova idéia de bloqueio/acesso a um serviço ou porta eu
> "acorrentar" as regras dessa maneira?

é o mais natural. normalmente as redes e regras não são estaticas. vc
tem que de vez em quando liberar ou retirar regras do su firewall.
portanto para facilitar sua vida faça um script delas.....80)

> 3 - a última linha (abaixo do segundo IP aceito) pode ser descartada
> já que o pacote vai ser descartado de qualquer maneira (acho!) quando
> não é nem o 200.0.0.1 nem o 200.0.0.2 o IP de origem?

novamente depende de como vc setou a politica do seu firewall. Lembra o
iptables -P ???

aconselho a vc ler o melhor tutorial que eu conheço de firewall que é do
Oscar em :
http://iptables-tutorial.frozentux.net/chunkyhtml/index.html

[]s e boa leitura

--