Re: vídeo e modem

Em Qui 01 Set 2005 22:01, Claudio Novaes escreveu:
> Boa noite !!! Estava tentando instalar o Debian Sarge 3.1 em um amd 64
> bits, hd sata, e uma placa de vídeo GForce MX 4000 e monitor samsung
> 793 DF. O mesmo até instala normal mas não consigo colocar a tela na
> resolução de 1024x768 ... o máximo que o mesmo aceita é 800x600. Até
> tentei configurar o monitor com xf86cfg e xf86config. Não funcionou
> ... teve até mesmo um momento em que nem aceitava mais o ambiente
> gráfico.... e qual é o comando para configurar o modem ?
> Se alguém puder me ajudar eu agradeço ........
Olá Claudio,

Não conheço nada de 64bits, mas vai lá o que posso ajudar... Ou melhor, o que
posso fazer para ajudar você a buscar ajuda...

O ideal é você mandar mais detalhes com a pergunta. Especialmente as mensagens
de erro que ficam no arquivo /var/log/XFree86.log (ou algo parecido) quando
você tenta alterar a resolução. Atente também para o fato de que o xf86cfg,
se não me engano, altera diretamente o /etc/X11/XF86Config-4 , de forma que o
dpkg-reconfigure xserver-xfree86 (a "maneira Debian" de configurar o X) deixa
de funcionar (veja as primeiras linhas daquele arquivo de configuração, ele
explica como fazer para o dpkg voltar a configurar o arquivo, você precisa
basicamente gerar um novo código md5). Mas precisamos ainda de outras
informações: qual driver você está usando? Para esta placa, imagino pelo
menos três possibilidades: vesa, nv e nvidia. Os dois primeiros estão
disponíveis na instalação padrão debian, enquanto que o último não é livre, e
deve consequentemente ser instalado separadamente (mas há mesmo para ele uma
maneira Debian, já mandei mais de uma vez para a lista a referência de um
ótimo tutorial em inglês a respeito; faça uma busca nos arquivos, ou procure
no google por nvidia e andrew - é o primeiro resultado). Em teoria, a
vantagem do driver proprietário é que ele permite utilizar a aceleração por
hardware, que o driver nv não permite. A desvantagem é que ele é proprietário
e mais chato de instalar (mas não muito, pelo método do module-assistant).

Quanto ao modem, você não deu nenhum detalhe. Qual é o modem? Tem mensagens de
erro?

[]s,

tiago.