Re: Off- Quanto cobrar ?

Tenho raiva desses micreiros do caralho...que mal sabem ligar o micro e tiram emprego e serviço de gente competente que se esforça em aprender, ler e etc.
Eu garanto que têm muuuuuuita loja de hardware, lojas técnica de info. que:
- não têm técnicos capacitados em linux, ou se têm tem meia-boca...
- pseudo-Técnicos desinteressados em aprender e se aperfeiçoar...pararam no tempo..nos Pentium 2 jumpeados...
- Não sabem nem o que é spyware.....e que grande parte daqueles micros na bancada podiam ser consertados apenas removendo-os
Enfim...cobram 15 pilinhas...pra roubar de nós os clientes pra fazer um serviço de merda....

Em 01/09/05, Paulo Marcondes < paulomarcondes@gmail.com> escreveu:
Em 01/09/05, Marcos Vinicius Lazarini< lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:

> Quanto tempo vc vai gastar pra preparar essa maquina? Por esse preco,
> eu acho que quase uma semana!

Nem tanto.. vejamos...
A hora técnica de um bom profissional autônomo deve estar por volta de R$50.

Prá ter uma idéia, um profissional de nível superior empregado ganha
em torno R$20/h... se fosse autônomo, teria que cobrar uns R$50/h para
ter os mesmos benefícios e padrão de vida.

Então: R$600 = 12 horas de trabalho de um _bom_ profissional para
configurar essa máquina.
É tempo suficiente? Não tenho idéia... nunca fiz isso.

Uma sugestão: veja num jornal da sua região quanto ganha um
profissional de informática numa empresa. Divida por 180 (horas num
mês) e veja quanto custa a hora. Acrescente INSS, IR, FGTS, Férias,
13o, ISS e veja quanto dá. Esse é o valor que vc deveria cobrar para
receber a mesma quantia que receberia se estivesse empregado, e com as
mesmas garantias.

Como vc não tem muita experiência, faça um descontinho pro seu
cliente. E absolutamente, seja franco com ele.

Não se esqueça de escrever um contrato em que você delimita claramente
as suas (e do cliente) resposabilidades, bem como o escopo do
contrato.
--
Os bandidos aprovam a proibição
da venda de armas.