Re: apt-get aptitude

Calma véio,
vamos lá:
o apt ou aptitude precisa de um caminho para saber o que fazer, esse
caminho chama-se sources.list e localiza-se em /etc/apt.
 como root faça:
# cd etc/apt
# nano sources.list (para editar o arquivo)
deve aparecer alguma coisa assim:

# deb file:///DVD "NOMEDODVDNUMERADO"/ sarge main - esse é o caminho
#para o repositório do apt via unidade física em sua máquina e deve
#estar descomentado (retirar o sinal #)  para funcionar.

#Stable (esse é caminho para o repositório stable on line do Debian -
#voce precisa estar conectado na internet para funcionar)
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ stable main non-free contrib
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ stable main non-free contrib
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib
non-free

com isso voce vai instalar os pacotes mais usados, porém para instalar o
mplayer voce precisa de mais caminhos no sources.list ou editar o
programa a seco (eheh) porque o mplayer não faz parte da distribuição
Debian, uma vez que não atende todos os requisitos necessários à
politica opensource do Debian.

veja:
http://www.princessleia.com/MPlayer.html

ou

para sua sources.list de mplayer:

# unofficial packages by Christian Marillat:
# acroread, mplayer & friends, realplayer, others.
# see http://hpisi.nerim.net
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ stable main
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ testing main
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main

tenha calma e vai dizendo o que está acontecendo por aí
abraço
m0r3