apt-get aptitude

Olá sou novo em linux e debian, estou usando o apt-get install e
apitude install apontando para o DVD do debiam dando o caminho
completo e nome do pacote ou então prog* e ele nunca acha nada!

O que estou fazendo de errado?

Não consigo entender esse instalador do debian, RPM e TGZ é mais a
minha praia, acho que sou BURRO, não entendo esse apt-get e aptitude
de jeito nenhum, além de num saber como satisfazer dependencias, já
temtei instalar o php4, mplayer, gftp e nenhum ainda deu certo.

Dá prá dar um ajuda pro burrinho aqui???

Muito obrigado

POR FAVOR!!! TO FICANDO DOIDO COM ISSO!