Ajuda com o Wine!

Pessoal, estou tendo uma série de desventuras com o Wine. Instalei numa máquina e ficou uma beleza, mas em outra estou sofrendo como um condenado. Após várias tentativas o wine parou de dar pau, mas agora tá acontecendo algo inexplicável (talvez alguém me explique), quando executo algum aplicativo através do wine além da janela do aplicativo aparece uma outra atrás (maior) toda preta. Isso tem incomodado muito, e não sei como tirar isso.
Alguém sabe que pau pode ser esse?

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços