Re: Shorewall no Debian

Pessoal, valeu pelas dicas. Resolvi o problema.

Me parece q o problema era atualizar o shorewall ( era a versão 1.12.2 ). Depois disso, uns acertinhos aqui outros ali ( com o apoio das dicas  da lista ), e puft ! Ta funcionando.

E olha, esta bem mais rapido do que antes ( W2k + wingate ).

 Valeu mesmo, pesssoal !

Frederico Costa <frederico.costa@lcl.com.br> escreveu:
Rair,

Boa escolha... Uso o Shorewall em minha empresa e em meus clientes e é de
manutenção bem simples e eficiente.

Ah.. e ele é um script para o Iptables!!! Só que a configuração dele é MUITO
mais amigável que a do Iptables :-)

> Tentei primeiro com IPTables,
> já que tenho em um outro escritório o Kurumin funcionando com
> IPTables, imaginei que conseguiria configurar o Debian baseando
> neste. Sem sucesso ! As estações não consegue acessar a internet.

Uso o Kurumim com estação de trabalho desde seu lançamento, mas não usei-o com
firewall ainda.. sorry não poder te ajudar neste ponto.

> Então desinstalei o IPTables e instalei o Shorewall,

OPA!!! O Iptables tem de estar instalado!! dá uma verificada ai com o comando

dpkg -l | grep iptables

Se ele REALMENTE não estiver instalado já achamos a fonte de seus problemas (o
que deve ser pouco provável pois ele é um pré-requisito para instalação do
Shorewall)

> alterei os
> arquivos de configurações ( interfaces, rules, policy ... ) e mesmo
> assim, não deu certo.

Uma dica básica, dá uma olhada em /etc/network/options e veja se a opcao
ip_forward= está como valor "no" se estiver, muda pra "yes", restarta a rede
com o comando (como root)

/etc/init.d/network restart

e depois verifica em /etc/shorewall/shorewall.conf a opção IP_FORWARDING=,
cujo padrão é "Keep", mude para "On" e reinicie o firewall.

Se tudo estiver OK deve funcionar :-)

> O pior é que eu não sei nem como "pegar" alguma
> mensagem de erro. O Shorewall cria algum arquivo de Log ?

Cria sim... em /var/log/shorewall-init.log que é o log apenas da carga ou
descarga dele. Todos os outros logs (de pacotes, etc, que você configura no
rules, aparecem em /var/log/syslog).

> Alguem tem
> alguma apostila explicando como configurar o Shore ( de preferência
> em portugues :) )?

Já estou ha algum tempo para fazer alguns artigos para o Viva o Linux sobre o
Shorewall, mas por falta de tempo ainda não o fiz :-( Até o final do ano devem
estar prontos... :-)

Mas se tiver alguma dúvida que eu puder ajudar...

Um grande abraço,

--
Frederico Costa

LCL Soluções em Tecnologia