[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Como inicializar o Debian SEM sem gerenciadores de boot



Arkanoid wrote:
Vc poderia tentar o seguinte (note que eu nunca fiz isso):
- Primeiro copie o setor de boot do Windows para um arquivo, por
segurança: dd if=/dev/seuhd of=win.mbr bs=512 count=1
(...)

Outra forma de colocar o Windows para mostrar o Linux como opção de boot é a que se segue. Já testei em Windows 98/2000 e deve funcionar com o XP também.

Caso não encontre o bootpart, que foi o programa que eu usei para criar imagens do setor de boot, o bom, velho e confiável dd if=/dev/particao of=nomedoarquivo bs=512 count=1 vai funcionar tão bem, ou melhor.

Este "roteiro" é meio antigo e elaborei-o numa ocasião que precisei colocar um boot triplo Win 98/2000/Linux em uma máquina. Utilize-o como base para adptação a suas necessidades.

1. Criar um disquete de boot do Windows 9x (com um "format a: /u /v /s na linha de comando, ou criando um disquete de recuperação).

2. Colocar no referido disquete o programa bootpart.exe
(http://www.winimage.com/bootpart.htm). Este programa cria imagens de setor de boot, que serão utilizadas pelo loader do NT/2000 para dar partida em qualquer sistema operacional instalado nas partições do HD. Vá no site e leia a documentação do bootpart.

ATENÇÃO! Os passos 1 e 2 podem ser substituídos por um live CD do Linux.

3. Instalar o Windows 98.

4. Instalar o Windows NT/2000. O NT/2000 não costuma reconhecer a
partição FAT32 do Win98, mas o Win2000 já reconhece e coloca a opção de boot automaticamente no menu de boot do loader.

5. Instalar o Linux e durante o processo solicito que o LILO seja instalado NA PARTIÇÃO DE BOOT (/dev/algumacoisa) e não no MBR. Isto é da maior importância, pois se vc colocar o LILO no MBR, o loader no Windows NT/2000 vai pro saco. É sempre bom criar um disquete de boot do Linux quando for solicitado.

ATENÇÃO!
No caso do Windows 98/2000 estar em um HD e o Linux em outro, o procedimento pode ser um pouco diferente. Se o Linux estiver com o LILO instalado na MBR talvez o procedimento não funione ou tenha que ser adaptado, só testando pra ver.

6. Teste o boot pelo loader do Windows NT/2000, escolha tanto o sistema como o Windows 98 (normalmente a opção Windows) quanto o Windows 2000 (a outra opção). Ambos os sistemas devem ser inicializados normalmente. Teste o boot do Linux pelo disquete de boot criado durante a instalação, ou colocando o HD do Linux como primário se ele estiver em um HD secundário. Se tudo funcionar bem, passe para a próxima etapa. Se não, veja o que deu errado e resolva.

7. Dê um boot pelo disquete onde está o bootpart. Com o bootpart, crie um arquivo (no proprio disquete) com a imagem para a partição onde está o Linux. Caso o Windows NT/2000 não tenha reconhecido a partição do Win 9x durante a instalação, crie um arquivo com a imagem para esta partição também.

8. Dê boot pelo Windows NT/2000 e copie o(s) arquivo(s) com a(s) imagem(ns) da(s) partição(ões) no diretório raiz do Windows NT/2000 - na verdade, estes arquivos podem estar em qualquer lugar, mas simplifica bastante colocá-los no diretório raiz de c: ou D:, ou seja lá qual for o disco raiz do Windows 2000.

ATENÇÃO!
Se o Windows 9x já foi reconhecido pelo instalador do NT/2000, cuidado para não colocar os arquivos na raiz do sistema errado, preste bastante atenção.

9. Localize o arquivo boot.ini (normalmente no diretório raiz do NT/2000, seja ele C:, D: ou outro qualquer), salve uma cópia de segurança (pode ser em disquete) deste arquivo e adicione ao mesmo a seguinte linha (é apenas um exemplo):

C:\redhat.sec = "GNU/Linux (Red Hat 7.2)"

Neste caso, redrat.sec é o nome (percurso absoluto) do arquivo com a imagem do setor de boot do Linux, que foi criado pelo bootpart (escolhi este nome para o arquivo por tratar-se de um Red Hat Linux, você é livre pra colocar o nome que quiser). O que estiver entre aspas é a frase que vai aparecer no menu de boot do loader

10. Dê boot no computador e no menu de boot deve aparecer a nova
opção "GNU/Linux (red Hat 7.1)", escolha-a para ver se tudo funciona 100%. Se você quiser, pode personalizar o nome do boot do Windows 9x, alterando o lacônico "Windows" para algo como "Windows 98". Basta localizar no boot.ini uma linha com algo parecido com

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows"

e colocar entre as aspas o que você que que apareça no menu do loader.

Acho que é isso, veja se estas insformações lhe são úteis e fique livre para testar e adaptar o que for necessário ao seu caso. Será necessária uma lida na documentação online do bootpart ou uma olhada no helpe do programa (acho que basta digitar "bootpart /?").



Reply to: