Soluções VPN

Senhores estou verificando algumas soluções de VPN no debian,
mas percebi que existe no caso do ipsec, algumas soluções:
freeswan (ferramentas para o freeswan)
openswan (ferramentas para o openswan)
ipsec-tools

Além do kernel patch para os dois. Sei que o freeswan foi descontinuado e vi
uns módulos para ipsec no kernel 2.4. do sarge, mas aih vem minhas dúvidas,
qual usar? os módulos são do free ou openswan? Tenho que aplicar os patchs?
E o ipsec-tools nesta estória?

Tudo bem, posso usar o kernel26(port do openswan) que jah vem com suporte nativo, mas não sei se está tão estável ou tem todas as funcionalidades dos anteriores.

E então, vcs podem me ajudar?

Desde já agradeço,

Fábio.