Re: Olá

Olá,
primeiramente bem vindo Thiago.
Voce fez uma grande escolha quando optou Debian e voce vai perceber isso
cada vez mais com o passar do tempo.
Para rodar um desktop bacana voce precisa do sistema básico mais um
ambiente gráfico, mais uma suite de escritório, mais um cliente de
email.
Tudo isso descrito acima é passível de escolhas e afinidades, como
praticamente tudo no mundo OpenSource... assim eu sugiro para voce
começar a fazer suas próprias escolhas:
Sistema Básico: Debian Sarge
Ambiente Gráfico: Gnome
Suite Escritório: Open Office
Cliente Email:  Evolution

Com isso voce pode fazer bastante coisas...
confira o mais básico no endereço:

http://d-i.alioth.debian.org/manual/pt_BR.i386/ch07s02.html

após a instalação do sistema básico voce pode fazer as atualizações pela
internet usando:
apt-get ou aptitude

veja uma dica no endereço:

http://jaqque.sbih.org/kplug/apt-pinning.html