Re: Torvalds licencia e cobra pelo uso do nome Linux

Sim, eh verdade, mas nao eh bem assim tb...
O licenciamento da MARCA Linux existe desde pelo menos 2002 que eu saiba.

O problema eh q que o dono de uma marca eh obrigado a brigar por ela
ou perde a propriedade sobre ela.

E pq Linus quer ser dono da marca Linux? Segundo ele eh pra evitar
o uso indevido, como o de um site pornô www.linuxchix.com.

As marcas
Debian http://www.debian.org/News/1998/19980306a
Mozilla http://www.mozilla.org/foundation/trademarks/policy.html
,etc sao registradas tb.

Tem uma discussão sobre isso no br-linux:
http://br-linux.org/linux/?q=node/1152

e uma longa discussão aqui sobre o licenciamento e o Debian:
http://lists.debian.org/debian-legal/2005/06/msg00277.html

Tanto no caso do Linux, Debian e Mozilla, entendi que somente eh
necessario um acordo para o uso comercial da marca.

E no caso do Linux, o Linus diz q cobra a taxa e assim poder arcar com
as despesas de procurar infrações da marca.

Não sei se a Debian Foundation e a Mozilla Foundation tb cobram para
licenciar a marca.

Agora, se eh o melhor caminho cobrar pela marca, nao faco nem ideia....