Re: ATI Radeon X600 e Debian 3.1

Em Dom 21 Ago 2005 06:33, João Esteves escreveu:
> Olá:
>
> Tiago, encontrei o ficheiro log e tem uma única mensagem de erro (EE):
> "No drivers available"
> Depois termina com
> "Fatal server error: no screens found"
>
> Procurei no Google e encontrei este site:
> http://xoomer.virgilio.it/flavio.stanchina/debian/fglrx-installer.html
> No entanto, parece-me ser bastante complicado, já que tem que se compilar o
> kernel para instalar as drivers. Além disso, não sei se as drivers da ATI
> são de confiança.
> [...]
Olá João!

Bem, vamos por partes. Acho que o ideal é você insistir um pouco na tentativa
com o driver vesa, pois ele funciona em quase todos os casos. O que pode ter
acontecido é que ao usar o xf86cfg, o dpkg-reconfigure deixou de funcionar.
Isso acontece porque quando o arquivo de configuração do
xfree, /etc/X11/XF86Config-4, é alterado manualmente ou por outro programa, o
dpkg-reconfigure não o altera mais, para evitar desfazer alguma configuração
do próprio usuário. Para que ele volte a alterar o arquivo, basta usar a
série de comandos a seguir:

cp /etc/X11/XF86Config-4 /etc/X11/XF86Config-4.custom
md5sum /etc/X11/XF86Config-4 >/var/lib/xfree86/XF86Config-4.md5sum
dpkg-reconfigure xserver-xfree86

(Isso está no próprio XF86Config-4, na parte comentada no começo.)

Tente primeiro escolher uma resolução baixa (640x480) e um monitor padrão (use
o método simples de escolha do monitor). Caso funcione, vá aumentando pouco a
pouco a resolução. Se não funcionar, volte a escrever para cá, mandando desta
vez o log completo e, porque não, o arquivo de configuração.

O driver próprio da ATI provavelmente permite o uso de recursos mais avançados
da placa que o vesa não possui, fazendo com que a renderização seja mais
rápida e permitindo o uso de jogos. Mas isso é uma segunda etapa, e isso
significa que você não terá mais um debian 100% livre. Além disso, parece que
já ouvi histórias de problemas com placas ATI, então vale tentar o vesa
primeiro (e suponho que alguém aqui da lista já tenha resolvido algum
problema similar ao teu, e que vá acabar se manifestando ;-) ).

Uma outra dica é você tentar uma distribuição em live-cd, como knoppix ou
kurumim, para ver qual o driver de video que usam e tentar reproduzir a
configuração no debian. Para isso, copie o XF86Config-4 dessas distribuições
e tente usá-lo com o Sarge.

Se você realmente precisar recompilar o kernel, conte com nossa ajuda.

[]s,

tiago.