Re: Apache2 listando diretórios

Existem basicamente duas formas para se fazer isto:
*Configuração direta do arquivo(httpd.conf) de configuração do apache
Adicione
  <Directory /var/www>
      Options indexes
#A opção indexes lista os diretórios para não listar basta remover
opção
      Order allow,deny
      allow from all
 </Directory>
*Atraves dos arquivos .htaccess
Existe uma grande vantagem em usar os arquivos .htaccess, não será
necessário reiniciar o servidor
então bastará você abrir o editor de sua preferência e digitar:

AllowOverride AuthConfig
Order allow,deny
allow from all

salve esta arquivo com o nome (.htaccess) no diretório que você deseja proteger.

No Guia-foca Avançado você terá uma ótima documentação.