Re: Teclado US e Fonts de Console

On Thu, Aug 18, 2005 at 05:37:16PM +0000, Alexandre Garrefa wrote:
> Bom dia pessoal, estou com dificuldades em configurar meu teclado no debian.
> Tenho um HP Pavilion zv5405US, teclado obviamente US e ta saindo normalmente
> o ç e os éáí, porem o ^ nao sai em cima da letra, e o ~ tb nao.
> Gostaria de saber qual config de teclado eu deveria usar no xorg.conf para
> que o teclado funcionasse corretamente.
>
> A segunda duvida é sobre as fontes do console, eu estou usando pt_BR-UTF8
> como locale padrao e isso tem zoneado d+ os dialogs no meu console,
> principalmente quando aparece algo com acento. Alguem tem uma sugestao de
> [...]

Com relação ao uso de UTF8 no console:

- O comando kdb_mode mostrará o modo atual do seu teclado e os comandos
  unicode_start e unicode_stop, ativam e desativam o modo unicode do
  teclado.

- Algumas aplicações apresentam problemas em consoles UTF8. Entre elas o
  _man_. LANG=C man seria uma opção neste caso.

- Até os kerneis da série 2.4, consoles em UTF8 apresentam problemas na
  entrada de caracteres de acentuação (dead keys). Desconheço se isto
  foi fixado nos kerneis da série 2.6 pois nunca os usei. Apareceram, na
  lista de discusão do kernel, patchs para fixar o problema.

Não conheci problemas maiores usando UTF8 no console. No caso do _man_
pode-se usar um _alias_ para LANG=C man. O debconf acentua corretamente.
Testemunhei alguns problemas estranhos com algumas aplicações ncurses,
mas nada que prejudicasse a usabilidade destes.
--

  He who has abandoned pleasure and displeasure, is cooled off and without
  further fuel, the hero who has conquered all worlds - that is what I