Problemas com Locales...

Pessoal espero que alguém possa me ajudar.
Configurei a minha localidade como sempre no meu Debian 3.1 mas não sei porque o sistema não assume. Executei o dpkg-reconfigure locales, escolhi o idioma certo pt_BR ISO-8859-1, ele consta no /etc/locale.gen, executei o locales-gen e não dá nenhum erro. Mas quando executo locale lá está, tudo como POSIX ainda. Já não sei mais o que fazer pra essa configuração fazer efeito, até coloquei variáveis de ambiente no /etc/profile e ainda assim não funciona.
Alguém pode me ajudar?