Re: Linux NUNCA irá vencer o Windows

On Monday 15 August 2005 12:19, Cicero Neto wrote:
> Olá lista,

Olá Cicero e demais assinantes da lista debian user portuguese.

Pessoalmente, com todo respeito, não acredito que o GNU/Linux ou
qualquer outro sistema operacional "irá vencer" o Windows. Os
desenvolvedores de softwares livres não querem e nem mesmo tem o
ambiente Windows como rival, ou seja, não estamos em uma guerra
querendo destruir o inimigo com a força de uma imensa comunidade de
profissionais espalhados pelo mundo.

O que temos que comentar, conversar, dialogar e explicar para as pessoas
é pura e simplesmente resumido na frase: atualmente, temos opção.
A algum tempo atrás, não tínhamos opções tão seguras, estáveis e LIVRES
como temos hoje. Apenas para citar a área de gosto e trabalho, podemos
contar atualmente com três SGBD's (Sistemas Gerenciadores de Banco de
Dados) livres: PostgreSQL, MySQL e FireBird. Alguem pode me indagar:
"Eder, não existe uma guerra entre estes SGBD's?" Eu diria certamente
que não, pois se temos mais opções ainda e sendo LIVRES, com certeza
todos eles tem a ganhar.

> venho por meio deste, relatar minha indiguinação com relação a alguns
> problemas sérios com o LINUX que parece que NUNCA irão superar o
> rWindows.

Cicero, na minha humilde opinião, a maioria dos softwares, sejam eles
livres ou proprietários, possuem problemas (bugs). Você já desenvolveu
algum sistema para a plataforma Windows ou para a plataforma GNU/Linux?
Pois bem, podem acontecer erros de lógica no código que mesmo assim,
um programa poderá funcionar normalmente, até que futuramente o pro-
blema seja descoberto e corrigido. Portanto, gostaria de expressar que
qualquer sistema, ou seja, qualquer software, por ser idéias expressas
em uma linguagem de programação, poderá ocorrer falhas. Não quero
defamar ou denegrir a imagem de qualquer tipo de software (quem sou
eu... sou um simples e mero mortal) mas e os services pack's que são
lançados para corrigir problemas (bugs) em softwares proprietários?
Pois bem, sendo software (sendo livre, proprietário, gratis etc), podem
conter ou surgir bug's algum dia.

> Atuo com LINUX a 8 anos,porém sempre na parte de servidor, com
> relação a DESKTOP o linux está milhôes de anos LUZ distante do
> rWindows. Falo isso, devido a grande criatividade dos desenvolve-
> dores, em criar aplicações que:
> 1 - possuiem 18 consuantes e nenhuma vogal, nem dá pra pronunciar

Um software não é apenas criado/escrito/codificado por desenvolvedores
analistas de sistemas. Existem uma vasta gama de profissionais de
outros ramos que ajudam a criar todo o layout e a diagramação por trás
de um programa. Existem estudos apenas por conta de usabilidade, outros,
de interface com o usuário e assim por diante. Com software livre não é
diferente, vide o excelente trabalho do Designer Gráfico, Everaldo
Coelho (http://www.everaldo.com), criando os ícones padrão do KDE 3.x,
chamados Crystal Icons. Posso citar também pessoas que trabalham com
a tradução dos softwares livres que muitos de nós utilizamos no nosso
desktop, servidor e nas documentações. Concluindo, um nome de um
software pode ser esquecito ou soar estranho (cito o cliente de email
pine ou até mesmo o mutt), mas ambos funcionam muito bem para ler
e enviar emails no modo texto (shell) do GNU/Linux.

> 2 - sempre pede dependencias que nem sempre são satisfeitas;

Cicero, eu enfretava problemas com dependências quando utilizava
distribuições baseadas em pacotes RPM. Mas atualmente, existe uma
convergência/união em adotar o excelente software apt-get para
instalação, atualização e remoção de pacotes (ou seja, o gerenciamento
de pacotes em uma distribuição). No Debian GNU/Linux (que o apt fun-
ciona nativamente, basta apenas alguns comandos simples para manter
os softwares atualizados. Caso o usuário não goste de digitar comandos
e ache cansativo, podes utilizar o software synaptic para atualizar
o sistema de forma simples, utilizando o mouse e sem recorrer a linha
de comando.

Concluindo, utilizando o Debian GNU/Linux, que existe mais de 15.000
(quinze mil) softwares livres disponíveis, as dependências são
praticamente sanadas pelas ferramentas citadas acima.

> 3 - o usuário tem que fazer um curso na nasa pra poder instalar e ou
> usar as aplicações;

Eu concordo em partes. Cito minha mãe. Infelizmente ela não tem
paciencia e nem mesmo gosta de computador. Ela não sabe lidar
com Windows, Word, Excel ou qualquer programa de computador pois
não quer aprender nem mesmo quer ser ajudada por ninguém. Para
tudo nesta vida, eu, você, nós, enfim, o ser humano necessita aprender
a utilizar ou a fazer algo. Infelizmente eu não sei fazer bolo de
chocolate. Eu não sabia fazer café a alguns anos atrás, mas minha mãe
me ensinou e faço um café tão saboroso quanto o que ela faz. Ou seja,
quero dizer que, seja Excel, CorelDRAW, OpenOffice.org Calc ou GIMP,
é necessário algum conhecimento prévio para se lidar pelo menos com
os recursos básicos de cada software. Eu por exemplo sei lidar
relativamente bem com o OpenOffice.org Writer e Impress pois utilizei a
bastante tempo o Word e o PowerPoint e vice-e-versa. Quando se vai
procurar um curso sobre Word, eu optaria por um curso de processador
de texto.  Quando se vai procurar um curso sobre PowerPoint, eu optaria
por um curso de criar apresentações. Quero dizer que deve-se ensinar
os conceitos de um processador de textos e de um software gerador
de apresentações ao invés do curso do processador de textos X. Esse é
o caminho para que o usuário possa se auto-guiar para resolver seus
problemas.

> 4 - vc baixa o flash e não consegue instalar o pluguin, pois o
> instalador diz que o path é inválido;

Graças a Deus eu nunca passei por este problema Cicero. Assim que eu
instalo o browser/navegador Firefox, eu utilizo o mesmo para instalar
automaticamente o plugin do flash. Mas quem quiser utilizar o pacote DEB
que está disponível para o Debian, também pode e funciona corretamente.

> 5 - vc instala o postgre e ninguém no planeta consegue conectar ao
> servidor, que lixo!

Puxa Cicero, fiquei chateado de ler a frase acima. Eu trabalho com o
SGBD PostgreSQL e posso lhe dizer que ele não é um lixo. Não vou
lhe faltar com respeito de forma alguma, nem mesmo dizer que o Windows
é isso, é aquilo, pois isso não faz parte dos meus princípios. Lhe
recomendo, se possível, ler a documentação online do SBGD PostgreSQL
na URL:
 http://www.postgresql.org

E visitar também o website da comunidade PostgreSQL do Brasil:
 http://postgresql.org.br

Estão disponíveis manuais e tutoriais em nossa lingua (português do
Brasl - ptBR) que eu gostaria de publicamente parabenizar o Halley
Pacheco e tantas outras pessoas pelo excelente trabalho que eles vem
desenvolvendo na tradução da documentação deste excelente SGBD.

> 6 - se vc tem o PHP para web, como você usa o PHP+GTK no Linux
> e ou rWindows?

Cicero, mais uma vez, fiquei chateado com a sua pessoa. Porque você
cita o sistema operacional Windows de 'rWindows' ? Penso que isso apenas
atrapalha a sua pessoa como profissional de informática/computação. Eu
nunca chamaria o Windows de 'rWindows', principalmente em uma entrevista
para um emprego. Temos que ter liberdade de expressão e democracia, mas
nem por isso devemos perder nossa ética, respeito e valores perante
nomes de softwares, pessoas, animais, pratos típicos etc etc.

Não trabalho com PHP+GTK, mas posso lhe dizer que trabalho
satisfatoriamente e com uma certa traquilidade com o PHP para
desenvolver sistemas web aqui no Debian GNU/Linux.

> 7 - configurações de video, rede, som, instalação de games, na maior
> parte das vezes, dá tudo errado!;

Puxa Cicero, graças a Deus eu não enfrento tantos problemas com
compatibilidade de hardware utilizando o Debian. Seu instalador
detectou 95% dos periféricos deste computador com que estou digitando
este email. Ficou faltando apenas a placa de som (uma Sound Blaster
AWE 64 Plug And Play de slot ISA) que, graças a ajuda de alguns
participantes desta lista, como o Márcio de Araújo (China) como
você pode ler na mensagem:

http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2004/11/msg00718.html

Caso você encontre problemas em algum periférico que não esteja
funcionando no seu Debian, por favor, não deixe de enviar uma
mensagem para esta lista contendo os detalhes técnicos do seu
hardware/periférico.

> 8 - o KDE e o GNOME são MONOLITOS extremamente pesados, sempre
> ficam um lixo!

Não tenho mais palavras para expressar minha extrema tristeza de ler
textos contra softwares livres... Quando a crítica é construtiva, tudo
bem Cicero, mas dizer que estes dois gerenciadores de janelas (KDE e
Gnome) são um lixo, puxa vida, não posso discutir com que não me
respeita. Um dia se Deus quiser terei um conhecimento bacana para
ajudar tantos projetos livres eu puder.

> 9 - tudo é muito difícil e extremamente complicado, não sei qual é a
> vantagem nisso???

Desde quando nascemos, estamos em uma verdadeira 'luta' pela
sobrevivência. Não podemos nos dar por vencidos ou por derrotados
porque existe um cratera que nos impede a avançar. Muitos seres hu-
manos estão ficando cada vez mais "a vontade" pelas mordomias do
mundo moderno.

Cicero, eu educadamente lhe digo que GNU/Linux e software livre não
são difíceis, ou até mesmo coisa de outro mundo. O que temos que
fazer é estudar, buscar ler a documentação de um software mais
específico (um MTA por exemplo, o Postfix) se queremos configurar
um servidor de email e por aí vai. Acredite, o GNU/Linux evoluiu
muito! Eu nunca pensei em ter um KDE como este:

http://ederjordam.freewebsitehost.net/screenshots/desktop_edersg-10-08-2005.png

Enfim, o que eu quero dizer é que o GNU/Linux e tantos outros softwares
livres estão no caminho certo. Não temos que nos preocupar em copiar
o que o mundo dos softwares proprietários tem, mas sim se espelhar
e criar recursos e soluções em software livre.

> 0 - É por isso que todo mundo usa rWindows e desce a lenha no linux,
> que poderia chamar LIXIX!

Mais uma vez, sou totalmente contra ficar digitando e falando 'rWindows'
'LIXIX' etc. Como não estou sendo respeitado, prefiro nem digitar nada.

> oBRIGADO.

Tenham todos uma excelente semana!

E QUE AMANHÃ, DIA 16 DE AGOSTO DE 2005, O DEBIAN COMEMORE SEU
12º ANIVERSÁRIO! MEUS PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESTE
PROJETO!

--
 Eder S. G. (Jordam) - E-Mail Pessoal: ederjordam@yahoo.com.br
 Analista de Sistemas em Softwares Livres - Juiz de Fora, MG, Brasil