sobre o QTparted

Caros,
Estou precisando aumentar a particao do linux de meu notbook (HP
pavilion ze4805us) - tem 7G e estou querendo colocar para 10G. Fazer
isso sem perder as informacoes da particao do ruimwindows e do
Linux-Debian.
1 - Qual eh o melhor programa para fazer isso?
2 - Este programa tem que ser executado pelo ruimwindows ou pelo LINUX?
3 - Se for pelo Linux, que programa eh, e qual a forma de instalar o mesmo?

Tentei instalar o qtparted, mas esta dando o erro abaixo:
Detalhes: Failed to execute child process "/usr/sbin/su-to-root"
(Arquivo ou diretório não encontrado)
4 - O que esta faltando para funcionar corretamente?
5 - Este programa serve para particionar HD? se sim como fazer?

Desculpem a minha total falta de conhecimento do LINUX, estou lendo
bastante, mas ainda tah muito complicado para poder entender, mas
estou me esforçando bastante.

Celso Henrique