imagem do cursor presa na tela

gostaria de saber se alguém já teve um problema como este:

toda vez que entro no kde ou gnome, fica aquele cursor  em forma de x
parado na minha tela, o mouse continua funcionando, mas se saio para
um terminal qualquer e volto para o gnome ou kde, fica a imagem de
onde o cursor estava antes travada na tela. O engraçado é que no kde
fica um tempinho e depois sai, mas no gnome não sai nunca.

Estou usando Debian-BR-CDD pre-5, quando eu usava o pre4 nessa mesma
máquina não acontecia isso, foi depois que eu formatei e instalei o
pre5

Alguém sabe o q está havendo?

Obrigado a todos