Re: Print Artist

Eu conheço o PA, trabalhei nele desda sua versão 2.5 no Window$ 3.11,
depois utilizei uma versão mais nova dele, logo estava na 4.0 plantium
cheio de cliparts.. logo depois lançaram a versão 6.0 em uma revista,
ele ficou quase que "free", ae demorou um tempo, chegou a 8.0, mesmo
assim preferir a 4.0 plantium, depois vi a 12.. achei um "coco" fala
seriu, nunca conseguir da um "crtl+c" em um clipart e levar para outro
programa... bem, um dia meu problemas acabaram, comecei a usar "corel
draw", faz tudo.. é so ter paciencia e criatividade.... mas eu estava
em uma epoca muito confuso do que queria ser quando crecer, e estava
migrando para software livre...
sodipodi, hoje um versão um pouco mais avançada baseada nele.. o
"Inkscape" ( este você deve usar)... bem, sobre os cliparts.. pego
eles em:  http://www.openclipart.org/ , quando estou com preguissa de
desenhar... ;) hehehe, todos lá são livres...
ahh, mas você quer algo mais simples? fazer cartões?  "glabels" do
gnome, é muito bom, parecido com o PA... mas não tem templates prontos,
você cria facil, facil...
sobre grandes impressos, se você trabalha em uma grafica ou faz "grandes
impressos" fala serio.. usa "P.A."? duvido... bem, o inkscape salva
em .eps e nunca tiver problemas para fazer grandes impressos.  ;c)

um resumo,
Use Inkscape (www.inkscape.org), e desenhe todo tipo de cartaz ou
graficos em geral, sempre salva em .eps e qualquer silkscreen ou
off-set, vai imprimir tudo beleza.(somente evite usar muitos degrades,
.eps na versão 0.42 somente aceita 3 tipos/cores. )....
Quer cliparts livres? uma coletanea em vectorial de preferencia?
http://www.openclipart.org/ ...

bem, agora porque ainda usa P.A.? eu passei bom tempo usando para
facilidade de fazer cartões... mas quando vi o "glabels".. ;c)
mas o inkscape tem uma otima ferramenta de Clone, onde você clona e
altera somente o original e ele modifica todos na folha... com o tempo
você vai se ligar no que disse... é so querer migrar!
eu era preso a softwares graficos, mas hoje não me importo se faço um
trabalho mais lento usando software livre, eu sempre olho para o meu
trabalho e digo "este saiu com mais qualidade, do que eu ter feito
usando software proprietario.."(sem mais..)
pois fiz, com ferramentas que gosto, como gosto.. e sentindo, vendo a
ideia de tudo que gira em torno do software livre...

;c)

um dia, e não vamos demorar, esta area de ferramentas graficas vai ser
uma das mais potentes em software livre... veja o blender 3d, inkscape,
kino ou sei la.. outros programas de trabalhar com imagem...