Re: Lilo/Grub debian, suse e winxp

Elton Simões Baptista wrote:
Ola pessoal,

Estou as voltas com um problema chato com boot multiplos.

Tenho 3 sistemas e nao consigo fazer nem o lilo e nem o grub funcionar
com as 3. Hora consigo rodar o Suse mas nao rodo o winxp, hora o
inverso.

Alguem tem alguma dica de como eu posso instalar o grub -- apartir de
um cd de recuperacao -- e como devo escrever o grub.conf para estes 3
sistemas?

Elton,
Eu já tive esse problema e ele é meio chatinho de voce resolver, pois terá que fazer na mão. Um sistema operacional normalmente não sabe da existência de outro (exceto o instalador que procura o windows pra facilitar a vida).

No meu micro tenho instalado winxp, debian e linux_teste (atualmente gentoo). O que eu fiz foi eleger um dos linux (no caso, o debian) e instalei o grub por ele. Nesse ponto, eu já tinha o Deb e o WinXP OK.

Depois, ao instalar o outro linux, eu pedi pra não colocar o boot-loader; depois eu acrescento na mão no /boot/grub/menu.lst do outro linux.
Se tudo já estiver instalado, basta acrescenta-lo no menu do boot-loader.

Se tiver dificuldades pra editar o arquivo do lilo/grub, mande uma msg q pediremos mais detalhes, como particoes, etc.

Pra recuperar o grub no debian, o processo é meio artesanal, tem algumas informações na tela de boot do CD, e ai vc tem rodar o comando 'grub-install'.

--
Marcos