Re: RAID 1 em motherboard ASUS A8V Deluxe

On Tue, 02 Aug 2005, biande wrote:
> Tentei, sem sucesso, esclarecer-me sobre o funcionamento de RAID 1 por hardware (Promise FastTrack 378) no

Se for por hardware de verdade, procure suporte no *KERNEL*...

se for winraid, a menos que você esteja acessando uma RAID também utilizada
pelo wimblows, nem perca seu tempo, o raid por software do Linux é melhor,
mais confiável, e mais rápido.

Quase todos os RAID da promise são winraid, a menos que você tenha pago um
monte de US$ por um cartão com os dois ou três chipsets mais novos da
promise (e que eu saiba só os ultimos dois chipsets da promise tem vantagens
sobre o raid por software do Linux).   Nunca vi RAID de verdade da promise
embutido em placa mãe.  O google vai te dizer se o FT 378 é winraid ou raid
de verdade.

Se for usar por software, basta instalar o sarge e deixar ele fazer RAID por
software.  Fazer RAID1 por software na filesystem raiz não é tão simples
(por burrice do installer), precisa seguir um howto em Inglês, procure no
google.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond