Usuário novo - Problemas assistindo DVDs e com memória RAM

Olá,

Instalei recentemente o Debian 3.1 em minha casa e estou aos poucos aprendendo a mexer nele. A maioria dos problemas que encontrei até agora consegui resolver pesquisando na internet, geralmente através do próprio site do Debian-br. Mas ao tentar assistir DVDs no meu computador (possuo um drive de DVD/Gravador de CD da LG) tenho tido alguns problemas que não consigo solucionar. No Kaffeine, a imagem fica meio lenta e os movimentos deixam "rastros" na tela. No Totem e no Ogle, as imagens parecem estar o tempo inteiro com riscos horizontais. Já habilitei o DMA para o drive de DVD através do comando *hdparm -d1*, e não funcionou. Não sei mais o que fazer, toda ajuda é bem vinda.

Também tenho reparado que o uso de RAM no sistema parece estar alto. Logo que inicio o modo gráfico, tendo só o KDE aberto, o monitor do sistema registra uso de 195 dos 219 MB que tenho de RAM. Não sei se isso é normal, mas anteriormente eu usava o Kurumin Linux e o uso de RAM raramente passava de 100 MB. Alguém pode me elucidar se esse comportamento é normal? O que posso fazer para diminuir o uso de RAM? Será que o problema do DVD pode ter alguma coisa a ver com a RAM tar lotada?

Obrigado pela atenção,
carlos