Re: lenda de servidor ter que ser modo texto

 Roberto:

 Eu vou expor minha opinião, mas existem casos e casos, isso é oq eu
levo como indicado para a maioria dos casos, e não quer dizer que
todos concordam comigo.

 Eu acho que servidor é servidor, e estação é estação. E quem precisa
de interface gráfica é a estação, o servidor precisa ter o necessário
para ser servidor. Existem alguns motivos, mas alguns deles:

 1. Ocupa espaço em disco, não muito hj em dia, mas ocupa.
 2. Ocupa memória, não muito hj em dia, mas ocupa.
 3. Ocupa capacidade de processamento, não muito hj em dia, mas ocupa

 Essas três opções já são fortes motivos, pois afinal de contas vc
ecnomiza no dimensionamento do hardware. Pode até não economizar
muito, mas imagine-se num parque de 50 servidores, cada qual com seu X
ocupando disco, memória e processamento, a economia começa a ser
significativa.

 4. Um servidor não foi feito pra ser acessado diretamente no
terminal. Use ssh para isso, a não ser que deva ser um servidor onde a
criticidade da segurança é *muito muito muito* mais importante que a
disponibilidade.

 Isso acontece pq pode acontecer de servidores serem movidos de um
datacenter para outro, às vezes distantes geograficamente. Isso não é
tão raro assim, principalmente em uma empresa em crescimento.
 Em 2000 eu trabalhei em uma .com no interior de SPaulo (300 km de
distância da capital), qdo entrou a propaganda de TV no ar foi preciso
mover o servidor urgentemente pra SPaulo pq não havia infraestrutura
suficiente na cidade.

 5. Se existem ferramentas que devam ser acessadas através de
interface gráfica, faça-o através do redirecionamento do display.

 Assim vc não precisa ir até um lugar distante só pra verificar se está td bem.

 Se eu ficar procurando eu tenho certeza que posso encontrar outros
motivos, se vc quiser depois a gente procura juntos.

 Portanto, não que seja obrigatório servidores não terem interface
gráfica, mas existem bons motivos pra vc não ter.

 Os servidores que eu monto não precisam nem de monitor nem de
teclado, tipo... normalmente eu deixo um monitor e um teclado para um
grupo de servidores, e raramento faço uso. Tudo é feito remotamente.

 Certo?

 Qq coisa estou à disposição.

 Fabio.