-----Mensagem original-----
De: Bruno de Oliveira Schneider [mailto:boschneider@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 25 de julho de 2005 15:57
Para: Debian User Portuguese
Assunto: Re: Problemas com Shell-script.......exit 1

On 7/25/05, Thiago Andrighetti de Pádua wrote:
> Estou fazendo um shell-script para a instalação do qmail....o problema é o
> seguinte, tem uma hora que faço um tratamento de erro, se der erro, ele da
> um exit 1.....
> mas ao invés do script interromper sua execução, ele sai do sistema, como
se
> eu tivesse digitado um exit no terminal.....

Há um tempo, me perguntaram quase isso. Era uma pessoa usando Red Hat
(pouco antes de sair o Fedora) que disse que o terminal (xterm ou
coisa parecida) fechava na execução do exit. Pouco depois essa pessoa
disse que tinha resolvido o problema, mas não sabia isolar o problema,
não sabia dar detalhes sobre como o script era executado e não soube
explicar como o problema parou.

Me parece que tem alguma coisa a ver com a forma como o script é
executado. Tem que ser algo do tipo ./script e não "source script" ou
coisa parecida.

De qualquer forma posso dizer que não tem problema nenhum no Bash do
Sarge. Eu usava Sarge (antes dele virar stable) e meus scripts sempre
se comportaram como esperado. Talvez, se você der mais detalhes de
como isso é executado, alguém possa tentar reproduzir o problema.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/