Cannot connect to X Server

Amigos,

sempre utilizei o Linux com servidor e nunca instalei o ambiente gráfico
para valer, mas agora preciso o fazer para usuários de unidades, então,
instalei e coloquei o Blanes. Mas, não sei como faço para abrir programas no
terminal dentro do ambiente gráfico, por exemplo:

Instalei o Opera, mas, a seguinte mensagem aparece:
Cannot connect to X Server

Oque devo fazer para abrir, estou tentando apenas digitar  opera  mas isso
não é suficiente, não sei como faço para abrir, alguém pode me ajudar!?

atenciosamente

Harlei