Re: tmpfs

On 7/20/05, Alexandre Augusto Coconesi wrote:
> E ae povo, blz??  então, tava vendo meu debian.. fala
> de uma partição tmpfs de 90MB   tem como eu aumentar o
> tamanho dessa partição..  tenho 256 de RAM...
> valeus!!!   mas.. pq é criada essa partição???

Suponho que você esteja falando do /dev/shm ...

Não é uma partição, é um disco virtual, ou melhor, um sistema de
arquivos baseado na RAM do computador. O padrão do /dev/shm é ter um
limite de tamanho correspondente à metade da sua RAM. Se você tem 256M
de RAM, deveria ter 128M de /dev/shm. Esse sistema de arquivos é usado
por alguns programas como uma memória virtual (shm vem de SHared
Memory), para trocar informações com outros programas.

No Debian, ele é criado no /etc/init.d/mountvirtfs. Se você quiser
aumentar o tamanho, vá lá e coloque um valor para TMPFS_SIZE. Porém
esteja avisado que se você ficar entulhando seu /dev/shm com todo tipo
de coisa, seu micro ficar tendo que fazer swap toda hora e o
desempenho vai pelo ralo.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/