iso ou utf-8 ?

Até o conectiva 10 usava iso8859-1 (latin1), e a maioria dos programas sejam no modo texto ou grafico reconheciam sem problemas, e ainda não tenho problemas com emails e arquivos html.

Porém noto que gradualmente os programas vem migrando para usar UTF-8, a minha pergunta é, já da para usar UTF-8 a vontade, especialmente na criacao de paginas HTML e programas que normalmente sao texto puro ?

Se a recomendacao for passar a usar o UTF-8, o que faco com os meus arquivos antigos ? Tem como converter de forma remissiva todos os arquivos, ou tem que ser um-a-um ?

[]'s a todos.