Re: atualizei o kernel 2.4.24->2.6.11 e o cdrom deixou de funcionar, dicas ?

Em Qua, 2005-07-13 às 14:42 -0300, Leandro Santoro escreveu:
> hamacker,
>
> acho que a dica está certa. Dê uma olhada na configuração do kernel, e
> procure a entrada SCSI_CDROM_support veja se está habilitada.
>
> IF desabilitada então habilite ela e recompile o kernel,
> IF Módulo então carrega o módulo e tenta acessar o dispositivo,
> ELSE então não é isso :)
>

> Abr,
> Leandro Santoro
>
> ps.: foi mal pelos IFs, mas não resisti :)

Os Kerneis das séries 2.4 necessitam de emulação scsi o que não acontece
com os kerneis da série 2.6 (como já foi dito aqui a alguns dias atrás).
Nos kerneis 2.4 ao fazer a emulação scsi a localização do dispositivo
muda de /dev/hdx para /dev/scdx. Nos kerneis 2.6 a localização
permanece /dev/hdx já que estes não precisam de emulação. Estas mudanças
podem tornar inválidas as entradas do /etc/fstab no caso da mudança de
kernel. Sugiro, primeiramente, que verifique se o cdrom foi detectado no
boot:

$ dmesg | less

Para gravar nos kerneis 2.4 deve-se informar no boot ao kernel o
dispositivo que deverá ser emulado (hdx=ide-scsi). No entanto, me
estranha o fato de você ter conseguido gravar num kernel 2.4, com o k3b,
sem usar emulação. Não teria sido no 2.6?

--
mandioca
P.S. o que será de mim sem você, oh, mutt?!