Problemas com load average

Bom dia!

	Estou tendo alguns problemas de performance com o Sarge aqui... já
chequei os arquivos da lista, mas não achei nada que pudesse me ajudar.

	A situação é a seguinte: usualmente eu deixo o PC ligado direto, e
quando vou dormir eu deixo um ou dois torrents abertos e o xmms tocando
alguma coisa. Por algum motivo completamente desconhecido pra mim, em
alguns momentos o load average simplesmente explode sem motivo aparente
e chega a incríveis 10, 15.
	Isso é muito estranho. Já cheguei a saída do ps, e não tem nenhum
processo zumbi ou morto comendo o processamento. Também já deixei o
vmstat monitorando o PC, e pra ele não tem nada de anormal. O top mostra
a mesma coisa.
	Mas isso contiua acontecendo, e é extremamente irritante. Do nada, o
acesso a disco dispara, e o kernel começa a matar um processo atrás do
outro tentando diminuir a carga, mas sem efeito.
	Depois de um ou dois minutos dessa agonia, o efeito cessa e tudo volta
ao normal...

	Já não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma idéia?

Obrigado desde já,

Francisco