Desligando linux como DOS

Saudações ã todos,

  Estou pesquisando a utilização de linux embarcado,
em uma placa com processador Geode. Instalei o Debian
sarge, e pretendo recompilar o kernel para melhorar
performance...

  Mas, eu precisava saber se existe algum modo de
permitir que o sistema seja desligado a vontade, sem
que ocorram erros.

  Isto é, se existe algum modo de configurar o kernel,
talvez usando outro sistema de arquivo, que eu possa
desligar na tomada, sem executar o comando
halt/shutdown...

--
 __  __
/_/\/ /\  Conhecimento é controle!!!