Re: Tempo Estimado de Conclusao de algum processo

--- Luiz Felipe <luiz@grupocarvalho.com.br> escreveu:

> Uma vez eu tive uma discussão danada com meu professor de Sistemas
> Operacionais sobre isso. Parece que o compilador é capaz de dar uma
> estimativa sobre isso(segundo meu professor). Não fiquei muito
> convencido, mas talvez você pudesse perguntar sobre algo numa lista
> de
> programação para o kernel. Os caras talvez possam te ajudar mais.

   Simplesmente não dá para saber o tempo que um processo levará para
terminar.  O máximo que se pode fazer é prever o tempo assintótico que
determinado algoritmo leva para computar a entrada.  Por exemplo, se
você usa um MergeSort para ordenar um array, sabe que o algoritmo
executa em tempo n*lg(n).  Porém não dá para dizer que o processo que
usa este algoritmo levará este tempo, pois nada garante que durante a
ordenação o processo não sofra preempção e também não dá para prever
quando ele será reescalonado.