[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Tempo Estimado de Conclusao de algum processo





Marcos Vinicius Lazarini wrote:

THIAGO ANDERSON SANTOS wrote:

Alguem sabe me dizer, se tem como eu estimar, ou o linux estima para mim, o tempo de execucao de um processo....

Ex.

Se eu for la na shell e der

Find –name nomedoarquivo

Em algum lugar no sistema ou tem alguma coisa que me fale .... qdo dou algum comando qto tempo o comando vai levar?


Eu diria que pra vc saber quanto tempo vai demorar, tem que terminar de rodar o comando pra saber quanto tempo ele demora - ou seja: não dá.

muitas coisas atrapalham: não dá pra saber se tudo o que o programa vai ler já está no cache ou não; no caso do find, não dá pra saber tudo o que o programa vai ler sem efetivamente ler; se vai entrar outro processo mais prioritário, etc etc.

Barras de progresso são uteis, mas só dá pra usa-las quando vc sabe exatamente o tamanho daquilo que vc lida. Mesmo assim, elas costumam enganar bastante - veja o progresso de uma instalação qquer no windows, ou o download de algum programa na internet (parece q qto mais próximo do final, mais lento fica - sempre!)


Uma vez eu tive uma discussão danada com meu professor de Sistemas Operacionais sobre isso. Parece que o compilador é capaz de dar uma estimativa sobre isso(segundo meu professor). Não fiquei muito convencido, mas talvez você pudesse perguntar sobre algo numa lista de programação para o kernel. Os caras talvez possam te ajudar mais.


--
Atenciosamente,
Luiz Felipe de souza Gomes
Network Administrator



Reply to: