Re: Duvida na utilização de Filesystems

Olá!!

Falando pessoalmente,
minha experiência com o XFS tem sido maravilhosa,
o troço é MUITO BOM mesmo.
Lembro da palestra do Theo Tso no FISL desse ano,
que ele falava sobre as vantagens do ext3 sobre outros FS,
e não mudou a minha opinião.
Segundo ele, a vantagem do ext3 é que os dados && e o journal
são escritos ao mesmo tempo, e por isso tu não necessitas de no-break.
Quando a SGI desenvolveu o XFS, ela dotou suas máquinas de no-breaks,
pra que uma queda de energia não @#%* com o sistema de arquivos.
Ele só se esqueceu de que é "algo" de idiota tu montar um servidor
sem esse tipo de proteção.

IMO, este é o grande "problema" do ext3.
O modo como ele lida com o journal,
que não é tão bom quanto outros FS tipo o XFS, o Reiser, o JFS.
Por isso a sua performance ruim.
(Tem uma longa matéria na Linux Magazine #2, que veio na pasta do FISL,
comparando esses 5 FS (ext2, ext3, reiser, jfs, xfs) ).

Os estudos que eu li apontam pra algo parecido com isso:
1- O Reiser trabalha melhor com muitos arquivos pequenos e/ou
onde há mais leitura que escrita desses arquivos (Servidores de FTP,
por exemplo).
2- O XFS é melhor em situações que tu tens muitos arquivos grandes
e/ou onde há mais escrita que leitura desses arquivos
(Servidores de bd's, de e-mail).

Algumas vantagens do XFS:
1- É um FS de 64 bits;
2- Por causa do nº 1, ele suporta blocksizes de até 64KB (em sistemas 64 bits);
3- Tem sistema de quotas próprio;
4- Tem uma coleçãaaaao de programas administrativos (xfsprogs);
5- A restauração depois de uma queda de energia é fantasticamente rápida;
(Sério, é quase que imperceptível)
-6 tem o maior tamanho máximo dos 5 FS's citados: 1.125 Exabytes.
(1 Exabyte = 2**60, 2 elevado a 60ª potência).
7- Consequentemente, tem o maior tamanho máximo de um único arquivo:
562,5 Petabytes (1 PetaByte = 2**50).

Escolha o que melhor resolver o teu problema.

[ ]'s

--
KDE:
'cause there's no "G" in DESKTOP.