Re: VPN com clientes discados

On Tue, Jun 28, 2005 at 02:17:03PM -0300, josenir khen wrote:
> Olá Colegas !

Olá,

> [...]
> estes usuários, até por causa das aplicações que só rodam no 2000.
>
> Pesquisei bastante sobre VPN, no Google, no histórico da Lista e li
> alguns HOWTOS. Mas, não sei se por causa do meu inglês que ainda não é
> tão afiado, não consegui visualizar uma solução "ideal". O Openvpn
> permite interligar duas redes / gateways, mas os meus usuários não
> estarão acessando através de um gateway.... o PPTP dizem que não é
> seguro... enfim, gostaria de ouvir sugestões ou dicas e indicações de
> links que me ajudem a implementar uma VPN aqui.
>
> Obrigado pela atenção e tenham um bom dia !

Existem várias soluções, desde as mais simples até as mais complexas. Eu
recomendo você considerar o OpenVPN. Ao contrário do que você citou, ele
não só permite ligar duas redes (pense em duas filiais de uma mesma
empresa), mas também permite fazer o que você precisa, ou seja, conectar
clientes remotos e móveis (notebooks de vendedores visitando clientes ou em
viagens de negócios, por exemplo) à rede interna da empresa.

Não vou lhe dizer que para fazer isso seria a coisa mais fácil do mundo,
mas é razoavelmente fácil fazer isso seguindo a documentação no próprio
site oficial do OpenVPN.

Em http://openvpn.net/examples.html você tem alguns exemplos de
configurações que pode usar e adaptar para seu caso. Tenho alguns clientes
com OpenVPN, tanto no modo "um servidor -> muitos clientes" quando no modo
"máquina única -> máquina única" e em ambos os casos ele tem funcionando
bem.

Existem até mesmo clientes Windows gráficos para o OpenVPN, de fácil
operação, que permitem que o estabelecimento do túnel seja feito com dois
cliques (após configuração, claro).

Espero ter ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||