[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: PASSWD, SHADOW e SMBPASSWD



Marcos V Lazarini wrote:

Gustavo V. Goulart wrote:

Olá Lista,

Estou atualizando meus servidores e preferi reinstalar meu servidor de arquivos, fiz backup dos arquivos passwd, shadow, group e de todo o diretório /etc/samba. Copiei somente meus usuários cadastrados nos arquivos passwd e shadow para os novos arquivos /etc/passwd e shadow. Agora não consigo mais logar com meus usuários no servidor, acho q o formato dos arquivos mudaram. Como posso recuperar meus usuários sem ter q recadastrar todas as senhas novamente ???


Olha, eu já fiz isso várias vezes e nunca deu problema. Será que não está havendo conflito de UID/GID? Tenta criar um usuário novo e veja o formato que ele usa (comando adduser)

Não tem conflito, meus usuários estão do UID 1002 ao 1050 e todos no GID 100. O fomato é igualzinho, ta sinistro .... rs


O samba do sarge tbm mudou, agora eu não uso mais o /etc/samba/smbpasswd. Como migrar esse meu banco de senhas para o novo padrão do samba 3 sem ter q mexer na configuracão do samba ?


Bom, isso na verdade vc pode escolher em algum lugar. Alguns usam o smbpasswd. Outros usam um tal de banco de dados samba (já nao me lembro mais o nome); mas tenho certeza que no site do samba há uma explicação para a migração de um sistema ou outro. Por acaso, se vc fizer um dpkg-reconfigure samba eu acho que ele pergunta se vc quer usar o smbpasswd ou o outro método.

Já usei o dpkg-reconfigure, ele só da a opcão de usar esse tal banco do samba, mais isso eu já resolvi, vc pode usar um parâmetro no smb.conf para dizer onde estão as senhas.

Obrigado Marcos ...



Reply to: