Re: Tomcat

fim um tutorial sobre instalacao do tomcat no linux uma vez q ainda
serve com a jdk1.5
http://www.geocities.com/embapar/txt/tomcat.txt

segue abaixo o tutorial

INTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SERVIDOR WEB COM SUPORTE A JSP NO LINUX

Instalação e configuração do JSDK no Linux

Pessoal quando começei a fuçar em jsp a mais ou menos 3 anos eu tive
uma grande mas grande problema
mesmo que era o de instalar um servidor web com suporte a jsp :/
por isso está ai o tutorial que eh um resumo de aquilo que eu já li na
net e em livros para poder
ajudar a todos que estão querendo desenvolver aplicações nesta
maravilhosa plataforma :)

COMEÇANDO PELO DOWNLOAD

Para ter sempre a última versão vá até esta url: Instalação e
configuração do JSDK no Linux e no Windows
É ideal que vc sempre se mantenha atualizado sobre a jsdk em
http://java.sun.com/
Onde encontrará diversas tecnologias. Aqui iremos falar do pacote JSDK
que vem no Standard Edition J2SE,
portanto faça o download no link http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html ,
escolha sua plataforma mas com um detalhe selecione na primeira coluna
o distema operacional desejado e na última coluna o
link do SDK para download e cuidado para não baixar o link errado ou
seja o JRE.

OBS: Não esqueçer de fazer o download da documentação para consulta online.

INSTALAÇÃO
- Após fazer o download observe que não teem nenhuma das extensões
conhecidas no Linux e mesmo o RPM vem com a extensão rpm.bin.
Caso você seja apressado não conseguirá instalar, como foi o meu caso
e o de muitos outros nas primeiras tentativas.
Como a própria extensão está afirmando, o arquivo é um binário e
portanto deve ser executado para a instalação, mas antes
devemos dar permissão para execução:

chmod +x j2sdk*

E execute com:

./nome do arquivo

Tecle espaço para passar até o final da licença.
Digite "yes", tecle ENTER e aguarde.
Agora então mova o diretório expandido para /usr/java (apenas uma
sugestão, pois pode deixar onde achar melhor).
O rpm.bin também deve ser instalado de forma semelhante.
Observe que são realmente os binários. Depois de descompactar basta
renomear o diretório ou mover para usar.

CONFIGURAÇÃO

Uma boa recomendação é instalar sempre num diretório fixo, como:
/usr/jsdk, já que as versões aparecem muito rápido
e teriamos que ficar alterando as variáveis de ambiente do
autoexec.bat ou /etc/profile (por exemplo).
Mesmo que ele se instale em diretório diferente mova para o /usr/jsdk
ou c:/jsdk, por exemplo.

profile (Linux)

Adicione ao seu /etc/profile as linhas abaixo:

Citação:
#
#Java alterações
JAVA_HOME=/usr/java/jsdk
JDK_HOME=/usr/java/jsdk
CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/jre/lib/ext/pgjdbc2.jar:$JAVA_HOME/lib/tools.jar:$JAVA_HOME/lib:$JDK_HOME/lib:
PATH=$PATH:/usr/java/bin
export JDK_HOME JAVA_HOME CLASSPATH
#Fim alterações
#

Observe que aqui o java foi instalado em /usr/java/jsdk.

Caso esteja usando o prompt do DOS cuidado para evitar acentos, pois
estes não são normalmente reconhecidos no
Windows nem no Linux. Já no prompt do Linux a acentuação é reconhecida
em programas gráficos do Linux e no Windows.

Vamos definir a vari´vel de ambiente do JAVA_HOME

TOMCAT

Para começar iremos a página do projeto jakarta ao qual o TOMCAT pertence.

http://jakarta.apache.org
Podem dar uma olhada porque vale a pena.

Quem quiser pode isntalar outras versões mas aqui iremos abordar a
instalação do pacote "Apache Tomcat/5.0.16"
que pode ser encontrado para download nas versões windows(exe) e
linux(tar.gz) em:

http://apache.usp.br/jakarta/tomcat-5/v5.0.16/bin/

vamos escolher um local para instalar o tomcat
eu escolhi
/usr/tomcat
Depois de realizarmos o download no diretório /usr/tomcat descompactar
o arquivo.

tar -zxvf jakarta-tomcat-5.0.16.tar.gz (ou o nome do arquivo que você
fez o download)
vamos mudar o nome do diretorio para não ficar muito grande.
mv jakarta-tomcat-5.0.15 jakarta
agora o diretório do tomcat será
/usr/tomcat/jakarta

pronto agora iremos iniciar o TOMCAT

cd /usr/tomcat/jacarta/bin
./startup.sh

entre no seu navegador e digite:

http://localhost:8080
ou
http://nomedamaquina:8080
ou
http://ip_da_maquina:8080

Para acessarmos as áreas administrativas devemos realizar algumas modificações
na instalação default o tomcat vem sem o usuário admin ativado
então vamos no diretório
/usr/tomcat/jakarta/config
e veremos o arquivo
tomcat-users.xml
que terá o seguinte contéudo

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
<tomcat-users>
  <role rolename="tomcat"/>
  <role rolename="role1"/>
  <role rolename="admin"/>
  <user username="tomcat" password="haltmain" roles="tomcat"/>
  <user username="role1" password="tomcat" roles="role1"/>
  <user username="both" password="tomcat" roles="tomcat,role1"/>
</tomcat-users>

mude os usernames para os de sua preferência e as senhas
e aquele que for utilizar a administração via web deverá conter
nas roles a opção admin como no exemplo abaixo

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
<tomcat-users>
  <role rolename="tomcat"/>
  <role rolename="role1"/>
  <role rolename="admin"/>
  <user username="usuario" password="senha" roles="tomcat,admin,role1"/>
</tomcat-users>

certo? após temos realizado as mudanças será necessário para o Tomcat

no diretório /usr/tomcat/jakarta/bin

execute o seguinte comando:

./shutdown.sh (para o servidor web TOMCAT)
./startup.sh

agora é so acessar seu servidor e clicar na aba Tomcat Administration

OBSERVAÇÕES CASO OCORRAM ERROS:

1 - reveja todos os passos.
2 - se o erro encontrado for o abaixo:
[root@javamac bin]# ./startup.sh
The JAVA_HOME environment variable is not defined
This environment variable is needed to run this program

faça o seguinte
reinicie sua maquina e caso o erro persista
ustilize o comando abaixo para criar a variavel de ambiente JAVA_HOME

set JAVA_HOME=/usr/java/jsdk

em seguida inicie o tomcat como descrito acima.

caso haja algum outro erro deixem uma mensagem no fórum (
http://forum.htmlstaff.org) que assim que possível estarei
respondendo.

##########################################
##					##
##	Kram3r			##
##					##
##	http://www.htmlstaff.org	##