Re: Problema NFS travando.

On Tue, 14 Jun 2005, Luiz Gonzaga da Mata wrote:

> Marcos V Lazarini,

> O servidor é um dual processor(4X proc), 2 GB de RAM, e antigamente era um
> PC comum. Tinha instalado o Fedora e não apresentava problemas.

Me parece uma maquina bem nova, nao deve ser problema de HW...

> Será que o fato deste servidor ter um troughput maior, pode estar
> ocorrendo problema de colisão na placa ou falta alguma configuração como
> timeo, rsize=8192,wsize=8192) em :
> http://www.faqs.org/docs/linux_network/x-087-2-nfs.mountd.html.

Olha, dificil dizer... realmente eh bem chato isso. Eu considero NIS/NFS
os calcanhares de aquiles das redes linux

> Vou dar uma avaliada no How-to amanhã lá no serviço.
>
> Uma dúvida, se o travamento é no Serviço NFS, por quê o enfoque no NIS?
> Ele pode ser o causador do problema no NFS, é isso?

Bom, eu diria q 99% daz vezes que eu tinha problema, o NIS estava no meio.
Qualquer 'ls' que voce faz (nao precisa ser nem 'ls -l'), o bandido do NIS
vai la' e consulta o servidor em busca de converter os UID/GID em nomes.
Se a rede caiu, a maquina congela ate' o servidor voltar. E pelo que me
lembro, o NIS tem mais informacoes do que o proprio NFS.

Pensando um pouco melhor no seu problema, acho que nao entendi quem trava:
eh o servidor ou o cliente?

> Eu chequei a ver alguns reportes com relação ao nolock no mount do cliente
> ou utilizar o daemon lockd se não fizer o mount com nolock, será que pode
> ter alguma relação?

O nolock tem a ver com transacoes assincronas; eu realmente nao lembro
mais desses detalhes, mas sempre usei as configuracoes padroes e nao tive
problemas (acho que sem o nolock).

--
Marcos