Re: Usar kurumin em desktops corporativos? (era: Re: Linux no governo)

Aumentando um pouco mais a discussão, vou colocar mais um ponto de vista:

Gustavo Noronha Silva wrote:

Temos pontos de vista diferentes e acho que você não entende o
fundamento principal das minhas críticas. Vou comentar algumas coisas:

        "Um detalhe interessante é que não recebi nenhuma cópia nem
        aviso dos textos ou das mensagens por parte de quem postou,
        sempre sou avisado por outra pessoa que assina a lista e me
        manda um forward."

Eu não acho que preciso avisar. Estou tentando com eles convencer as
pessoas que pensam que colocar kurumin em desktops é uma boa do
contrário, não te convencer de que tem de modificá-lo pra isso. Como eu
digo em um dos meus artigos, ele serve bem como forma de demonstrar que
GNU/Linux funciona. Você acha legal por kurumin em desktop corporativo?
Se achar vou tentar te convencer do contrário =D.

A minha visão do contexto acima é +- assim: 'se vc não gosta dele, então destrua-o' :-) Se voce usou algum programa e acha que algo não está bom, seria legal vc dizer ao autor (de uma maneira breve) o por que e já sugerir uma modificação para deixa-lo mais 'adequado', segundo seu ponto de vista. (Até pq o autor não tem condições de assinar todas as listas e verificar o que todos estão falando do programa dele) Não é assim que fazemos um bug-report? :-)

[...]

        "Respeito bastante o trabalho do Kov muito o trabalho que ele
        desenvolve, mas criticar um sistema com base apenas em um
        problema específico é um comportamento Troll."
A idéia é colocar mais problemas. Na verdade é pra ser uma crítica
engraçada à crença de que se pode instalar kurumin/knoppix e continuar
mantendo o sistema a partir do Debian.

Nesse ponto eu concordo - não é mto claro o efeito que um 'apt-get upgrade' poderá causar... até pq, o certo seria analizar o efeito para cada versão do kurumin (assim como é feito no debian). Mas isso ficaria inviável...

Vocês que desenvolveram os dois
não pensaram em upgrade-path.

Bom, nesse pedacinho eu discordo - e bastante. Alguém de fora do projeto _afirmar_ que alguém _não pensou_ em em algo no projeto é, no mínimo, arrogante. Quando uma montadora lança um carro (Ford Ecosport), cada um tem uma expectativa: uns querem apenas um carro bonito, outros um carro forte e robusto, outros ainda compram achando que é um Jipe. Nem preciso falar que alguns não vão ficar satisfeitos; as expectativas e necessidades de cada um são individuais e específicas. Qdo o seu tempo é finito e (extremamente) limitado (como o de todos nós), uma fila de prioridade se forma e escolhemos o problema que consideramos mais relevante para aquela circunstância. Eu _acredito_ que os desenvolvedores do Kurumin tem em mente o problema da atualização, mas ele foi postergado em detrimento de outros aspectos mais relevantes no momento. Mas não diria de forma alguma 'vcs não pensaram em upgrade-path' (por mais sutil que isso possa parecer)

Isso não é ruim pra um live-cd; é péssimo
pra desktop corporativo. E você e eu sabemos que um dist-upgrade
praticamente torna o kurumin outro sistema, porque várias configurações
forçadas vão pro saco. Não fica um Debian limpo, também. Pode me chamar
de troll, se quiser. Eu digo que você assumiu erroneamente a intenção.

Sem querer especular muito sobre o assunto, me parece que o Kurumin andou evoluindo nesse ponto. Será que alguém tem informações mais concretas de versões recentes?

        "Aqui postei o texto da forma como foi postado na página, com os
        caracteres acentuados trocados e tudo."
Ri muito dessa =D. Conhece UTF-8? Só por curiosidade, nunca acabei de
escrever esse artigo. Falta ainda falar da questão dos drivers de vídeo
e modems. Além disso, ele é anterior ao kurumerdas.html.

Hehehehe, essa realmente foi uma bola mto fora... será que o Morimoto usou o IE pra ler o texto? :) No mozilla foi só mudar o character encoding...

[...]

        "Uma conclusão sobre as críticas do Kov é que elas foram
        escritas por uma pessoa com uma grande preocupação com o aspecto
        técnico, mas pouca preocupação com a usabilidade e pouca
        consideração com os problemas encontrados pela maioria das
        pessoas ao tentar usar uma distribuição Linux."
Eu *sou* bastante preocupado com usabilidade. Boa parte do meu trabalho
é em coisas pra aumentar a usabilidade. Só não usabilidade a qualquer
preço.

Não vamos ser radicais. O Ubuntu preencheu uma grande lacuna no quesito usabilidade no mundo debian. Alias, eu diria que ele é mto mais pra 'amigável' - pessoas com pouca experiência tem medo de errar e preguiça de decorar comandos - e o Ubuntu fez muitos progressos nesse sentido.

Ex: qtos pacotes não tenho que instalar e configurar pra que ele monte um pendrive automaticamente? Ou pra fazer funcionar a aceleração 3D de video? Tanto o Kurumin qto o Ubuntu tentaram facilitar a vida do usuário. Cada um da sua maneira (afrouxando segurança, aceitando binários compilados, etc) - a diferença é que a equipe de desenvolvedores do Ubuntu é certamente *bem* maior e mais remunerada.

Quem já usou o SuSE conhece o YaST - ele é uma interface bem bacana pra configurar o sistema. Da prá configurar de maneira básica o sistema por lá, sem precisar abrir um shell. O que eu percebo é que o Kurumin tenta oferecer uma versão especialzada na forma de icones mágicos, etc, para que um usuário não muito experiente possa tentar resolver seu problema. A diferença, novamente, é que a SuSE trabalha nele há vários anos, e tem mais de 100 desenvolvedores...

Voltando agora ao tópico da msg: Se os programas que acompanham o kurumin atendem suas necessidades, se seus usuários dão conta de acessar a rede interna e externa, se sua rede interna não é acessível pela internet, se seu nível de paranóia não é mto alto (pra vc não 'perder' tempo atualizando os micros) já que os micros estão meio que isolados e sujeitos principalmente a exploits locais, por que _não_ usar? Conheco gente que usa mtos programas antigos (windows) pq tem preguiça de ficar atualizando - ainda mais empresa, que as vezes precisa ficar com um aplicativo antigo por contabilidade (um amigo meu ainda mexe com RedHat 7.3 pois eles tem uma ferramenta cujo ultimo sistema foi homologado para o RH7.3!)