Re: servidor rede

Marcos Ferreira wrote:

Olá!

E ai Xará :-)

Instalei o debian 3.0 r2 bf24 num P4 com uma placa SCSI Tekram e HD SCSI também. A primeira inicialização foi normal. Em seguida, desliguei o computador e depois de alguns minutos liguei-o novamente. Normal. Então, editei o lilo.conf e onde está vga=normal mudei para vga=788 (uso um monitor de 15 pol). Depois digitei lilo e reiniciei o micro. Daí veio a surpresa. Kernel panic. Alguém pode ajudar? Onde eu errei?.

Bom, isso pode ser sintomas de várias coisas - se vc mexeu nas particoes do HD e mudou algo de lugar, pode dar kernel panic sem que vc mude nada no linux. Agora, duvido que o problema seja relacionado ao vga=xxx, mas enfim... eu costumo usar 773 se nao me engano.

Depois que nós conseguirmos resolver o probleminha acima, quero mais uma orientação. Pretendo colocar o pc acima no lugar de um P3-900, que atualmente controla o acesso da rede onde trabalho à internet. No P3 roda slack 10 (tô muito afim de colocar debian) que possui 4 placas de redes. Todas são realtek, onde: eth0 - wireless, eth1 - internet, eth2 - rede cabeada e eth3 - sem ip. No mesmo P3, roda DNS, firewall e proxy. No slack, o arquivo de configuração da rede fica em /etc/rc.d/rc.inet1.conf e está mais ou menos assim:
Exemplo:

Configura()
{
# echo "Configuring ${INTERFACE}..."
/sbin/ifconfig ${INTERFACE} 172.22.${SUBREDE}.254 broadcast 172.22.${SUBREDE}.255 netmask 255.255.255.0
if [ ! $? = 0 ]; then
 cat << EOF
 Error on Configuring ${INTERFACE}
EOF
fi
}

# Setor 1
INTERFACE="eth2:10"
SUBREDE="1"
Configura
# Setor 2
INTERFACE="eth2:11"
SUBREDE="2"
Configura

Qual o arquivo similar no debian? Posso aproveitar as configurações de rede do slack para o debian?

/etc/network/interfaces
ou utilize o pacote etherconf

O firewall e o dns são a mesma coisa: vou poder aproveitar os arquivos de configuração dos mesmos?

O que é a mesma coisa? mesma versão?

O firewall fica em /etc/rc.d/rc.firewall e os do dns ficam em /var/named/named.conf e os arquivos de zona em /var/named/pz/.
exemplo de zona no slack: setor1 ; setor1.r ; setor1.e.

Onde encontro os similares no debian?

Firewall: não vem nenhum pacote default instalado. Talvez seja o caso de vc escolher algum... DNS: eu nao manjo disso, mas pelo que vejo, vc não precisa de um BIND inteiro, apenas um cache de DNS - nesse caso, sugiro o dnsmasq (simples e facílimo de usar)

Como atualizo o debian r2 para o r5?

Dado que seu /etc/apt/sources.list está incluindo os repositórios do woody, basta fazer um apt-get upgrade. Incluir tbm o repositório do security.debian.org tbm é bastante interessante. :-)

Boa sorte na migração!

--
Marcos