placas de rede: módulos ou suporte no kernel?

Pessoal;

Andei mexendo com compilação de kernel e suporte a placas de rede, me deparando com o seguinte: 1.Quando coloco o suporte a placas de rede dentro do kernel e instalo mais de uma interface tenho que descobrir experimentalmente que placa ficou sendo eth0, eth1, eth2, etc (estou lidando com sistemas de até 5 interfaces de rede). Quando retiro uma das interfaces, ou troco por uma de marca e modelo diferente, os recursos (IRQ, I/O ADRESS) são redistribuídos (PCI "inteligente") e tenho que descobrir outra vez que é eth0, eth1, eth2, etc. 2.Quando retiro todo suporte a placas de rede de dentro do kernel e coloco tudo pra carregar como módulo tenho um controle maior sobre as interfaces utilizando os arquivos /etc/modules e /etc/modules.conf (fazendo alias ethX ADD= IO=), mas já tive problemas pra carregar alguns módulos que dentro do kernel funcionam que é uma beleza.

A pergunta é: tenho como ativar o suporte às interfaces de rede dentro do kernel e ainda assim poder especificar quem será eth0, eth1, eth2 e assim sucessivamente?

[]'s,

   Sergio Luz