Re: Pocket PC

Na realidade não se pode instalar Linux ou qualquer outro sistema operacional em Zire 72 pelo fato deste ter o PalmOS gravado em uma memória de somente leitura (ROM), e não por ter "arquitetura mais fechada/incompatível" (a não ser que você dê um jeito ;-)). Agora, existe a possibilidade de se rodar Linux em dispositivos com memória que possibilitem gravação (FLASH-ROM, por exemplo).

Um exemplo deste último é o Palm Vx (processador motorola MC68EZ238, 16 mhz, 8 mb ram), o qual possuo. Existe um produto comercial para este modelo em [1], porém possue um Demo.

Para concluir, a PalmOne comprou a algum tempo atrás uma empresa de desenvolvimento em Linux. A PalmOne (que provavemente voltará a se chamar Palm) planeja lançar novos dispositivos com Linux, assim como fez atualmente a Nokia, com seu recente modelo 770 [2] [3], o qual roda Debian e Gnome.

Abraço.

[1] http://www.linuxda.com/store/profpalminfo.html
[2] http://www.nokia.com/770
[3] http://www.maemo.org