Re: Pocket PC

On 5/30/05, Marcio David <mfdavid@gmail.com> wrote:
> o zire nao roda nativamente PalmOS ? Acho que nao tem Debian para esse tipo
> de arquitetura. So vi rodando em iPaqs e similares.

> Zire 72 por exemplo?

"Pocket PC" é a denominação que se dá a PDAs que rodam o sistema
"operacional" da Microsoft. Outros PDAs são chamados Palms, ou
palmtops, por causa do sistema operacional, Palm OS.

O processador do Zire 72 é um Intel PXA270 (Strong ARM) de 312 Mhz; o
Linux já roda na arquitetura ARM, mas não no Zire (aparentemente a
arquitetura dos Palms é mais fechada/incompatível com o que já
existe); para ver em que PDAs o Linux roda, uma boa fonte de
referência é o http://www.handhelds.org. Para fazer seu Zire trabalhar
em conjunto com seu desktop Linux, veja http://www.linuxhandheld.org.

O Linux já foi portado para o HP iPAQ, um Pocket PC, mas há pelo menos
um grande fabricante vendendo um PDA com Linux, nativamente: é o Sharp
Zaurus (que pretende ser um substituto para o laptop...), mas ele é
caro e difícil de encontrar, mesmo nos EUA. E não acredito em comprar
um iPAQ e pagar pelo Windows mesmo que você não vá usá-lo; isso é a
famosa "Microsoft Tax", ou imposto Microsoft; eu simplesmente me
recuso a dar dinheiro à Microsoft. Se eu pudesse, ou assim que eu
puder, comprarei um Zaurus!