distribuição antiga não atualiza 'apt-get -f dist-upgrade'

Olá, colegas:

Ultimamente tenho visto uma serie de mensagens de
pessoas com dificuldades de atualizar sua distribuicao
Debian, de modo que receio estar sendo repetitivo. O
problema eh que, por mais que leia as dicas e tente
pô-las em pratica evitando de postar meus problemas a
fim de nao congestionar a lista, as coisas nao estao
se resolvendo. Sendo assim, me rendo à minha
ignorancia e peço que me desculpem por retornar a um
tema jah bastante batido.

Em casa, tenho meu micro desktop instalado com os 3
CDs da potato r3. Este micro nunca foi conectado à
internet e nem mesmo tem como se conectar no momento,
o que explica estar já há tanto tempo defasado.
Recentemente, consegui adquirir os três primeiros CDs
da woody r5 a fim de atualizar a distribuicao antes
que a sarge se tornasse estável também.

Obtive os documentos do Gleydson e as release notes
para a transição. Em seguida, postei aqui algumas
duvidas sobre o processo, dúvidas estas que
gentilmente foram dirimidas por dois colegas.
Provavelmente teria recebido mais atencao se o assunto
fosse mais atual. Infelizmente, contudo, a transição
não foi possível; o apt sempre interrompia com algum
erro. Sendo assim, me resignei a pesquisar tanto
quanto pude na internet informacoes que me ajudassem.
Nisto, coletei uma carrada de informacoes a partir do
historico da lista e, no entanto, nada me ajudou.

O melhor que consegui foi um rápido upgrade com a
woody, apenas o suficiente para passar a tela de login
de 'Debian 2.2' para 'Debian 3.0' e desconfigurar meu
sistema. Em outras palavras, apenas serviu para piorar
a situação, já que aumentou a quantidade de
dependências não satisfeitas.

Nao consigo fazer dist-upgrade, seja com o
**dselect**, com o **apt**, seja com o **aptitude**.
Alias, descobri que meu aptitude nao tem help e nem
mesmo documentacao disponivel. Não sei se por ser uma
versão muito inicial. O fato é que sequer consigo
roda-lo em linha de comando como o apt, ou seja,
% aptitude install pacote
chama o ncurses como se não houvesse parâmetros
iniciais.

Para piorar, nao consigo instalar versao posterior dos
apt* a fim de utilizar uma ferramenta mais atualizada.

Se tento descobrir quais as dificuldades, rodo
% dpkg --audit
% dpkg --configure --pending
% apt-get -f install
% apt-get check
mas a saída é sempre nula, como se nao houvesse
dependencia. Mas, uma vez digitando
% apt-cache -i unmet
encontro uma serie de dependencias perdidas que nao
consigo resolver.

Tento usar
% dpkg --force-configure-any install <pacote>
que parece fazer alguma alteração, mas o pacote segue
não funcionando.

Já estou há algumas semanas preso nisto e venho
levando com relativa paciencia. O problema é que agora
alguns pacotes muito importantes para meus trabalhos
se desconfiguraram e nao sao mais executados. Meus
trabalhos academicos estao trancados, e isto pode me
prejudicar seriamente.

Abaixo, segue a saida do apt para
 % apt-get -f install aptitude
Vale dizer que a mensagem de erro eh a mesma sempre.

Infelizmente, o micro está em casa. Qualquer sugestão
será testada ao final do dia. Se alguem tiver como me
dar uma luz, ficarei muito grato.

% apt-get -f install aptitude
Reading Package Lists...
Building Dependency Tree...
The following extra packages will be installed:
  apt binutils cpp cpp-2.95 debconf debconf-utils
debhelper dpkg dpkg-dev
  e2fsprogs esound g++ g++-2.95 gcc gcc-2.95
gnome-games-locale gobjc
  gobjc-2.95 html2text icewm-common libart2
libaudiofile0 libbonobo2 libbz2-1.0
  libc6 libc6-dev libcapplet1 libdb2 libdb2-util
libdb3 libdb3-util libdps1
  libefs1 libesd0 libfreetype6 libgnorbagtk0 libgpmg1
libgtk1.2-common
  libncurses5 libncurses5-dev libnewt0 libperl5.6
libpopt0 libsigc++0
  libstdc++2.10-dev ibstdc++2.10-glibc2.2 libzvt2
locales mc mc-common perl
  perl-5.004-base perl-5.005 perl-5.005-base
perl-5.005-debug perl-5.005-suid
  perl-base perl-debug perl-modules perl-suid slang1
suidmanager sysvinit
  whiptail xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-base
xfonts-cyrillic
  xfonts-scalable xfree86-common xserver-common
xserver-common-v3 xserver-s3
  xserver-s3v xserver-svga xserver-vga16 xserver-w32
xutils zlib1g
The following packages will be REMOVED:
  alien balsa eeyes freeamp gedit gimp gmc gnome-admin
gnome-bin
  gnome-card-games gnome-control-center gnome-core
gnome-help gnome-libs-data
  gnome-media gnome-network gnome-panel
gnome-panel-data gnome-pim gnome-print
  gnome-session gnome-terminal gnome-utils gnomeicu
gnosamba gnotepad+ gnumeric
  gqview gtk-engines-gtkstep gtk-engines-metal
gtk-engines-notif
  gtk-engines-pixmap gtk-engines-redmond95
gtk-engines-thinice gtop guitar
  icewm-gnome libcapplet0 libglade-gnome0 libglade0
libgnome32 libgnomesupport0
  libgnomeui32 libgnorba27 libgtk1.2 libgtkxmhtml1
libobgnome0 libobgtk1
  memprof mozilla rpm task-gnome-desktop
task-gnome-net
  task-x-window-system-core xbase-clients xchat-gnome
xf86setup xmms
  xscreensaver
The following NEW packages will be installed:
  cpp-2.95 debconf-utils g++-2.95 gcc-2.95 gobjc-2.95
html2text icewm-common
  libbonobo2 libbz2-1.0 libcapplet1 libdb3 libdb3-util
libdps1 libefs1
  libfreetype6 libgtk1.2-common libperl5.6 libsigc++0
libstdc++2.10-glibc2.2
  perl perl-debug perl-modules perl-suid
xserver-common-v3 xutils
55 packages upgraded, 25 newly installed, 59 to remove
and 240 not upgraded.
Need to get 0B/50.6MB of archives. After unpacking
36.2MB will be freed.
Media Change: Please insert the disc labeled 'Debian
GNU/Linux 3.0r5 _Woody_ - Official i386 Binary-1
(20050416)' in the drive '/cdrom/' and press enter

E: Internal Error, Couldn't configure a pre-depend

Yahoo! Mail, cada vez melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br