Re: kernel 2.6

No dia 24/05/2005 às 08:57,
Andre Noel <drenoel@gmail.com> escreveu:

> On 5/21/05, Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> wrote:
>
> Aproveitando o assunto, nunca mexi no kernel (nunca precisei), mas
> tenho curiosidade.
> Sabe de algum guia ou coisa parecida com o "jeito debian de compilar"?

Não conheço algum guia. Talvez em www.debian.org vc encontre. Se não me
engano há documentação em português no site do debian-br, que não lembro
fo endereço agora. Procure no google que vc acha.

A grande vantagem do make-kpkg é ele criar um pacote debian para vc
poder instalar e remover o kernel compilado à vontade.

O procedimento é simples:

Escolha um fonte de kernel para instalar e instale:
# aptitude install kernel-source-xxxxx

Vc vai achar os fontes em /usr/src/kernel-xxx.tar.bz2
Descompacte com o comando:
# tar jxvf kernel-xxx.tar.bz2

Entre no diretório criado e rode o menuconfig
# cd kernel-xxx
# make menuconfig

Então, configure o seu kernel. Ai que o bicho pega. Tem de conhecer bem
a tua máquina. Prepare-se para errar muitas vezes, tipo esquecer um
módulo necessário, ou ainda não habilitar suporte ao sistema de arquivo
que vc usa, só para citar alguns.

Compile o novo kernel e já crie um pacote deb para instalar:
# make-kpkg --revision meu0.1 kernel_image

Ai é só esperar e depois instalar o seu novo kernel com o comando:
# dpkg -i kernel-image-meu0.1-i386.deb

Inclua entradas no lilo ou no grub para o novo kernel, dê um reboot na
máquina e teste. Te aconselho a deixar o kernel original instalado. Pode
aparecer algum erro lá adiante e vc precisa ter uma opção segura.

Para remover o kernel, tipo se não funcionou:
# dpkg -r kernel-image-meu0.1-i386.deb

Para saber mais leia a man page do make-kpkg e procure informação no
google sobre o kernel. Vc também pode baixar os fontes diretamente de
www.kernel.org.

Na minha opinião, o uso do make-kpkg é muito mais elegante e higiênico que simplesmente
fazer tudo na mão. Afinal, quem tem de fazer coisas repetitivas é a
máquina, não eu :-)

Um abraço

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Um erro de julgamento não é fatal, mas uma grande ansiedade a respeito de um julgamento é

--Pauline Kael