[OFF]-Como deixar som em 5.1 com alsa

Olá, eu uso uma placa de som onboard da VIA (Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller), quando eu tinha o windows instalado na minha máquina, eu descobri que a placa pode ser usada para um hometheater 5.1, mudando as entradas de mic e linein e line out para serem usadas como caixas frontais, subwoofer e caixas traseiras, alguém sabe se é possível fazer isso no alsa? O som fica com boa qualidade, ou seja compensa fazer isso ou é melhor comprar uma placa de som com suporte a 5.1 (sendo que eu preciso de oa qualidade de som)? Alguém tem alguma sugestão de uma boa placa de som com suporte a linux no kernel 2.6?

Obrigado,
Otavio.