Re: mouse optico VCOM nao funciona

Ainda nao consegui faze-lo funcionar.

Ja tentei de tudo.

No google, tudo que encontro tem a ver com o kernel. Parece que ha uma incompatibilidade no kernel 2.6.x

Alguem teria alguma outra sugestao?

A porta PS2 esta funcionando perfeitamente e o mouse funciona no win98 e no 2000.

Portanto, nao e problema com a porta e sim com o driver.

Fiz um teste com o cd do kurumin 4.2rc5 e aconteceu a mesma coisa: a luzinha vermelha (laser) é acendida ao ligar o micro, mas, durante a deteccao de hardware pelo sistema ela apaga. Se eu clico com o botao direito do mouse, o ponteiro corre para o canto superior direito e abre um menu de atalho do KDE. Se eu mexo na roda, o ponteiro tambem corre para o mesmo canto. A luz vermelha continua apagada durante estes acontecimentos.

Alguem teria uma ideia do que pode ser?

Se eu tiver que mexer no kernel, como poderia faze-lo? Um patch?

Obrigado

Marcelo
Debian testing 2.6.8.1-kanotix-10 # i686 GNU/Linux

Fabricio Cannini escreveu:

O que diz no primeiro link é pra fazer isso aqui:

#modprobe psmouse proto=exps

Se não funcionar, prende o grito.

[ ]'s

Marcelo Luiz de Laia wrote:

Ola Joel, Fabricio e demais listeiros,

O meu /etc/X11/XF86config-4 estava assim:

InputDevice    "PS/2 Roda" "CorePointer"

Section "InputDevice"
Identifier "PS/2 Roda"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Butons" "5"
Option "Emulate3Buttons" "true"
Option "Emulate3Timeout" "70"
Option "SendCoreEvents" "true"
EndSection

Eu troquei o /dev/psaux por /dev/input/mice e nao funcionou.

Depois eu troquei Option "Protocol" "ImPS/2" por Option "Protocol" "ImExPS/2" conforme aparece no log, mas, neste caso, o X nem iniciou.

Fiz uma busca no google e encontrei algumas coisas, mas nao sei decifra-las. Alguem poderia me ajudar?

http://www.ussg.iu.edu/hypermail/linux/kernel/0406.2/1506.html
https://internal.lboro.ac.uk/mail/public/lulu/2003-05/msg00034.html

Marcelo

Olá Pessoal,
Coloca no /etc/X11/XF86config assim:

Section "InputDevice"
       Identifier      "Generic Mouse"
       Driver          "mouse"
       Option          "SendCoreEvents"        "true"
Option "Device" "/dev/input/mice" (Só confere se existe na tua maquina este dispositivo)
       Option          "Protocol"                      "ImPS/2"
       #Option          "Protocol"                    "IntelliMouse"
       Option          "Emulate3Buttons"       "true"
       Option          "Buttons"                       "5"
       Option          "ZaxisMapping"             "4 5"
EndSection

Com certeza tem que func. mouse: PS/2, optico e com roda.

Abraço.
t+.

Fabricio Cannini wrote:

Olá Marcelo!!

> Quando coloquei o meu, P/S 2, simplesmente ele não funfou. O teclado
> esta beleza.

Qual o protocolo que estás usando?? PS/2 ou ImPS/2??

Já instalei o sarge com esse mouse e funcionou sem piar,
Só tive que 'dpkg-reconfigure' pro scroll funcionar.
A minha máquina tem um mouse mecânico da vcom,
usa o protocolo "ImPS/2".
O modelo óptico é o mesmo protocolo, se não me engano.

Alias, o log mostra algo assim:
> input: ImExPS/2 Generic Explorer Mouse on isa0060/serio1

HIHU
[ ]'s