Re: Como identificar um CD

On 5/18/05, Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> wrote:
> Olá!
>
> A dúvida é: tenho um CD sem nada escrito, e quero descobrir o que tem nele;
> saber se é gravável ou regravável, se está legível, se tem um sistema de
> arquivos... Alguém conhece um programinha para fazer isso? É uma coisa boba,
> mas não estou conseguindo achar as palavras corretas para fazer uma boa busca
> no google. Valeu!
>
> tiago.

Eu nao conheco um programa que diga isso tudo, voce pode juntar varios
comandos para descobrir o que voce quer. O cdrecord, claro, vai ser o
programa mais util para descobrir o que tem no CD, assim sugiro que
leia bem a documentação dele.

Se montar (com mount), o CD tem um sistema de arquivos ISO9660 ou UDF.
Para saber se os dados estão legiveis ou se tem riscos e manchas
impedindo a leitura, acho que só lendo... um "dd if=/dev/cdrom
of=/dev/null" deve dar mensagem de erro e/ou retornar codigo de erro
se a leitura nao for possivel. Voce pode saber qual o sistema de
arquivos olhando em /etc/mtab.

Um  "cdrecord -toc" vai dizer quantas trilhas existem (cd de audio ou
multi-sessao).

Um "cdrecord -msinfo" vai dizer se o CD com dados está aberto (novas
trilhas podem ser gravadas) ou não.

Um "cdrecord -atip" vai dizer se a midia é CD-R, CD-RW ou CD-ROM.
Provavelmente vai dizer tambem quais velocidades de gravação são
possíveis (eu acho que em CDs que gravam acima de 48x o cdrecord não
informa a velocidade de gravação). Ainda nesse comando, você fica
sabendo a capacidade do CD em minutos:segundos para saber se é um CD
de 650 ou 700M (ou outra coisa).

É claro que um CD muito riscado (nos locais mais importantes) pode dar
erro em tudo e os programas podem dar a entender que o CD é virgem,
neste caso, só uma boa olhada na mídia vai dizer...

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/