Re: Debian stable atualizado

* Sergio Luz (sluz.ba@gmail.com) wrote:

> Acompanhando a lista percebi que muitas pessoas mantêm os programas de
> um Debian stable atualizados compilando-os e depois empacotando-os,
> para então instalá-los via apt. No cenário que apresentei, esta
> é a melhor forma? Compilar e empacotar mantém as dependências
> entre pacotes de maneira confiável, ou existem riscos de quebra de
> dependências? Posso utilizar este método e continuar utilizando o
> apt-get normalmente?  Existem outras formas mais confiáveis de manter
> os programas atualizados em um Debian stable?

Existem duas opções:

1) Você baixa os fontes do programa e cria seus debs. Esta opção obriga
você a ficar atento a qualquer bug/vulnerabilidade do pacote, que obriga
voce a compilar de novo aplicando os patches sempre que possivel.

2) Voce usar o repositório do backports.org, que é um grupo que mantem
uma estrutura de novas versões de pacotes compilados para stable. Esta
opção obriga você a confiar cegamente nesta equipe e no trabalho deles,
e que nehum pacote bugado vai entrar na sua máquina.

A opção ideal é: mantenha sua distro 100% estável e com pacotes
oficiais. SE, somente SE, uma nova versão de um pacote trouxe uma
funcionalidade extra ou melhorada de uma já existente, você avalia os
pros e contras de colocar em sua distro estável. Se achar que realmente
compensa, baixe os fontes da instavel do debian e edite as debian/rules
e compile gerando o pacote deb, ou seja, faça você mesmo o backport. Se
a nova versão do pacote implementou/melhorou apenas perfumarias, pra quê
mexer no que está quieto????

--
Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial, pois
se fosse para ser confidencial não poderia estar trafegando por