[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [OT] - Assunto sobre internet




Também tenho dúvidas sobre compartilhamento de conexão de Internet Banda Larga, mas sobre a legalidade do compartilhamento. As operadoras de ADSL não termitem este tipo compartilhamento, já as operadores de rádios geralmente sim (quando o serviço é fornecido por elas). É permitido o compatilhamento? Existe alguma jurisprudência ou caso julgado? Abaixo envio trechos de uma operadora (GVT) e da Abusar:

Nos sites da GVT:
http://www.gvt.com.br/_downloads/pdf/contratodeprestacaodeservicos_turbonet.pdf:
"Cláusula Décia Segunda - Da Extinção de Contrato e Penalidades:
... f)caso o Usuário venha a comercializar, ceder alugar, sublocar, compartilhar, disponibilizar ou transferir a terceiros o serviço Turbonet ou Turbonet Profissional, sem prejuízo da aplicação da multa prevista no item 12.3 deste contrato (R$ 5.000,00)....
"

Mas na Abusar (Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido):
http://www.abusar.org.br/compartilhamento.html
Diz:
"a partir do momento que o link chega ao seu computador ou Modem/Roteador, o serviço de acesso ADSL acaba.
Você tem o direito de compartilhar sua rede interna, que utiliza seus próprios equipamentos e Ips, e fornecer o acesso Internet como lhe convier, como qualquer provedor, pois segundo a ANATEL o serviço de acesso à Internet é um serviço de Valor Adicionado, e a operadora não pode interferir ou limitar sua utilização ou fornecimento.
Dentro de sua casa, empresa ou condomínio, você pode compartilhar sua conexão como quiser.
Mesmo os funcionários da operadora não podem entrar no condomínio ou em sua casa, nem mexer em seus computadores, equipamentos e rede interna, sem permissão.
Qualquer cláusula restringindo seu uso é abusiva, e não deve produzir efeitos.
Lembre-se, você estará vendendo serviço de acesso à sua rede interna, que tem acesso à Internet PAGO por você. O que você faz com esse acesso é assunto seu.
Uma coisa é o serviço de Telecomunicação, que a operadora presta, outra o serviço de acesso à Internet, que é considerado de valor adicionado, que inclusive ela não pode prestar.
Você pode ser seu próprio provedor, e fornecer acesso aos computadores de sua rede.
É exatamente isso que os provedores de acesso fornecem, e sem necessidade de autorização.
Mas Lembre-se:

Uma coisa é você fazer isso no seu prédio ou condomínio, uma propriedade privada.

Outra, é interligar vários prédios, fornecendo um serviço público de telecomunicação, por exemplo, passando um cabo pela calçada, por uma área pública.

Se você está num condomínio horizontal, ou vertical, com várias torres, recomendo interligar os locais por rádio WiFi, com antenas adequadas, e fornecer IPs inválidos. Assim você estará fornecendo acesso á sua própria rede interna.
"

Desculpe a continuidade o Off Topic, mas preciso desta informação para implementar ou não o compartilhamento no meu prédio....



Guse escreveu:
Olá pessoal
 
Estou com uma dúvida e gostaria de compartilhar com a lista.
 
Gostaria de fazer uma enquete sobre ADSL e Internet via Rádio.
 
Tenho um cliente que quer colocar internet para o prédio inteiro então me pediu para avaliar custo/benefício na questão de conexão para o compartilhamento da internet em todos os apartamentos. Ele sabe que o servidor rodará Linux, ele soh quer que eu passe pra ele as especificações (vantagens e desvantagem) das conexões.
 
[]'s a todos.


Reply to: