Problema estranho : Som + PPPoE

Estou com um problema bastante estranho aqui.. toda vez que vou ligar
o ampli no meu quarto pra tocar guitarra, tiro as minhas caixas de som
(Cambridge SoundWorks que estao ligadas em uma SBLive) da tomada (ta
faltando tomada aqui.. hehe). Pois bem, depois, quando vou colocar as
caixas de volta na tomada, minha conexão com a internet (ADSL PPPoE)
SEMPRE cai, o plog reporta o seguinte erro :
sarge:/home/david# plog
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: No response to 3 echo-requests
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: Serial link appears to be disconnected.
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: Connect time 4113.9 minutes.
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: Sent 1938839139 bytes, received
815178382 bytes.
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: Couldn't increase MTU to 1500
May  2 12:22:47 localhost pppd[4190]: Couldn't increase MRU to 1500
May  2 12:22:53 localhost pppd[4190]: Connection terminated.
May  2 12:22:53 localhost pppd[4190]: Modem hangup

E não adianta dar um poff -a e depois pppoeconf que ele nao consegue
conectar com o provedor.. tenho que reiniciar o modem e depois dar o
pppoeconf !!

Não vejo nenhuma ligação entre as 2 coisas.. sendo que meu modem é
onboard, em uma placa mae da ECS e a placa de som é uma SBLive. Será
que estão compartilhando IRQs ou algo assim e por algum motivo ta
dando esse problema ?! (não manjo disso)
Alguma ideia ? O problema nem chega a ser grave, eu poderia arranjar
uma nova tomada por exemplo.. mas gostaria de entender o que está
acontecendo..

Obrigado.

--
Restos de Nada <mfdavid@gmail.com.br>